Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tênis de Kanye West bate recorde de venda: R$ 9,8 milhões

Casa de leilões de luxo Sotheby's já esperava alcançar valor milionário com peça usada pelo cantor durante Grammy 2008

Famosos e TV|

Rcorde é um novo sinal da vitalidade desse mercado
Rcorde é um novo sinal da vitalidade desse mercado Rcorde é um novo sinal da vitalidade desse mercado

Um par de tênis usado pelo seu inspirador, o rapper Kanye West, foi comprado por 1,8 milhão de dólares (R$ 9,8 milhões) em uma plataforma de investimentos especializada, o triplo do recorde anterior, anunciou nesta segunda-feira (26) a Sotheby's, que organizou a venda.

O recorde para um par de tênis esportivo era ostentado até agora pelo Air Jordan 1 da Nike, que foi vendido por 615.000 dólares em um leilão da Christie's em meados de 2020.

Agora o recorde pertence ao tênis esportivo preto de Kanye West, um modelo único. É o primeiro par do modelo Yeezy apresentado publicamente na cerimônia dos prêmios Grammy 2008. Na época, era um protótipo e o modelo que foi desenvolvido depois foi colocado à venda em abril de 2009.

O recorde é um novo sinal da vitalidade desse mercado, que há 10 anos era apenas um nicho e agora interessa crescentemente o grande público e também colecionadores de primeiro nível. Segundo analistas da empresa financeira Cowen, o mercado de venda de tênis de coleção poderia representar 30 bilhões de dólares no mundo até 2030. 

Publicidade

Os Yeezy foram comprados pela Rares, uma plataforma lançada no final de março pelo ex-jogador profissional de futebol americano Gerome Sapp, de 40 anos. A plataforma permite aos particulares investirem em tênis muito raros, que não poderiam comprar sozinhos devido ao seu preço elevado.

Mediante este processo, a Rares adquire um par de tênis de coleção e depois realiza uma espécie de introdução na bolsa na plataforma. Cada indivíduo pode, então, comprar ações desse par, como se fosse uma empresa listada no mercado de valores.

Publicidade

Leia também

Depois, é possível revender ações dos tênis na plataforma. O preço varia como na bolsa, dependendo da oferta e da demanda. O preço de venda dos Yeezy supera a estimativa da Sotheby's, que o avaliou em pouco mais de um milhão de dólares.

Para esta venda, a Sotheby's estabeleceu um contato direto entre o comprador e o vendedor, o colecionador Ryan Chang.

Publicidade

Para Brahm Wachter, responsável de moda urbana e de novos objetos de coleção na Sotheby's, o preço alcançado "mostra que Kanye (West) é um dos designers mais influentes da nossa época".

Antes de colaborar com o rapper, produtor e designer de moda, a Nike só havia batizado seus tênis com o nome de atletas famosos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.