Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Youtuber Júlio Cocielo vira réu em processo por racismo

Ministério Público denunciou o influenciador por 'piadas' feitas entre 2011 e 2018; se condenado, ele pode pegar de dois a cinco anos de prisão

Famosos e TV|Do R7

Cocielo se torna réu por racismo
Cocielo se torna réu por racismo Cocielo se torna réu por racismo

Júlio Cocielo se tornou réu em processo de racismo por postagens nas redes sociais entre os anos de 2011 e 2018. A denúncia, feita pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, foi aceita pela juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca, da 3° Vara Criminal de São Paulo, nesta terça-feira (15).

Segundo o documento, o youtuber e influenciador digital "praticou e incitou a discriminação e preconceito de cor, cometido por intermédio

dos meios de comunicação social qual seja publicações diversas na sua conta pessoal @cocielo da rede social 'twitter'".

Cocielo, de 27 anos, é acusado de fazer as piadas desde 02 de novembro de 2011, mas foi na data 'final' citada pelo processo, dia 30 de junho de 2018, que o caso ganhou mais repercussão.

Publicidade

Na ocasião, que se deu durante a Copa do Mundo, ele fez um tuíte sobre o jogador francês Mbappé e foi acusado por milhares de internautas de racismo. "mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein", dizia a postagem. O episódio também resultou em uma ação civil pública movida pelo MP, que cobra R$ 7,5 milhões de indenização.

undefined
undefined undefined

Este, no entanto, não é o único post citado na denúncia. Outros, como "eu queria ter gravado um vídeo sobre o dia da consciência negra, só que aí deixei quieto porque na cela não tem wi-fi", "nada contra negros, tirando a melanina" e "o brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros" também foram incluídos.

Publicidade

Se for condenado, Cocielo, que é dono do CanalCanalha e possui mais de 19 milhões de seguidores nas redes sociais, pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

Veja também: 'Leio tudo o que postei e me sinto envergonhado', diz youtuber Cocielo

O R7 tentou contato com o youtuber, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.