Entretenimento Filho de Faustão rebate críticas sobre fila de transplante

Filho de Faustão rebate críticas sobre fila de transplante

João Silva publicou post após questionamentos nas redes sociais se haveria condições de furar a fila de órgãos 

O apresentador João Silva

O apresentador João Silva

Reprodução/Instagram-@joaosilva

O filho de Faustão, o também apresentador João Silva, se manifestou nas redes sociais, neste domingo (27), sobre comentários a respeito da fila de transplante.

Após anúncio da cirurgia bem-sucedida a que seu pai foi submetido, houve publicações que perguntavam se haveria condições de furar a fila do transplante de coração.

Em um story no Instagram, ele publicou um post de Enzo Celulari, seu amigo, que pede às pessoas que se informem antes de julgar. "1 - Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem-sucedido. 2 - Informem-se antes de julgar", escreveu o amigo.

No post, também tem declarações do médico Pedro Carvalho sobre o sistema de doação de órgãos no Brasil.

A publicação do story de João
A publicação do story de João Reprodução/Instagram-@joaosilva

Faustão conseguiu um coração compatível com suas condições clínicas apenas sete dias após entrar na lista de espera. Com a notícia, surgiram muitas dúvidas sobre o funcionamento do processo para conseguir um transplante de órgãos e como o comunicador conseguiu realizar a cirurgia em um período tão curto.

Segundo o Ministério da Saúde, a lista de espera por um órgão é baseada em critérios técnicos, tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade para cada órgão, que determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Como foi o caso de Faustão.

O ministério explica que a lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada.

Últimas