Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flip 2021 terá escritora Conceição Evaristo em programação online

Festa literária será entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro, com transmissão gratuita pelo canal do evento no YouTube

Entretenimento|

Conceição Evaristo está confirmada na programação oficial do evento literário
Conceição Evaristo está confirmada na programação oficial do evento literário Conceição Evaristo está confirmada na programação oficial do evento literário

Alice Walker, Margaret Atwood, David Diop, Djaimilia Pereira de Almeida, Elif Shafak, Han Kang, Conceição Evaristo, Leonardo Fróes e Ailton Krenak são alguns dos autores convidados da Festa Literária Internacional de Paraty, que será realizada pelo 2º ano consecutivo online, por causa da pandemia de Covid-19. A Flip 2021 será entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro, com transmissão gratuita pelo canal do evento no YouTube.

Esta é a primeira vez que a Flip terá um tema: Literatura e plantas. E é a primeira vez que haverá um conselho curatorial. O antropólogo Hermano Vianna coordena esse coletivo, e sugere que a "experiência da Flip" deve ser percebida como um todo - da primeira à última mesa —e que todos os convidados pensam a questão das plantas e meio ambiente ou já publicaram livros relacionados ao tema. Uma cerimônia guarani transmitida direto de Paraty dará as boas-vindas.

Autora de A Cor Púrpura, Alice Walker, que acaba de participar, virtualmente, da Feira do Livro de Porto Alegre, publicou este ano pela Bazar do Tempo o livro Em Busca do Jardim de Nossas Mães. "Esse é um livro de referência para a Conceição Evaristo, que está passando a pandemia no interior de Minas Gerais e desenvolveu uma relação com as plantas do jardim", comentou Vianna.

Ele destacou também a participação de Kim Stanley Robinson, autor de ficção científica que acompanhou os bastidores da COP-26. "Ele escreveu um livro fundamental, The Ministry for The Future, sobre a crise climática, e vai conversar com Eliane Brum, que vai lançar um livro que é fruto de uma longa pesquisa que ela fez na Amazônia."

Publicidade
Conceição Evaristo é um dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira
Conceição Evaristo é um dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira Conceição Evaristo é um dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira

Pedro Meira Monteiro, professor da Princeton University, também está no conselho, ao lado de Vianna, Evando Nascimento, Anna Dantes e João Paulo Lima Barreto. Para ele, esta Flip será marcada por encontros inusitados, de gente que talvez não se conhece e que vai começar a dialogar sobre um tema em comum. "Não tem ninguém na programação que não tenha sido tocado por esse recado das plantas", disse.

Em 2022, a Flip deve voltar a ser realizada presencialmente, em Paraty. "Este ano, ela vai ser muito presencial para o paratiense, mas não queremos atrair mais visitantes do que os que já estão indo a Paraty", disse Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

Publicidade

Flipinha

A 19ª Flipinha também terá transmissão ao vivo e online pelos canais da Flip, com 12 mesas e a participação de 21 autores e educadores indígenas, entre os dias 22 e 27 de novembro, em dois horários, pela manhã e à tarde. São eles: Ani Ganzala, Beatriz Chachamovits, Ciça Fittipaldi, Daniel Munduruku, Edimilson de Almeida Pereira, Elaine Marcelina, Erika Balbino, Heloísa Pires de Lima, Índigo, Janaína Tokitaka, Juka, Josias Marinho, Kaká Werá Jecupé, Luciana Grether, Marie Ange Bordas, Marina Miranda, Sheila Perina, Simone Motta, Rosinha, Waldete Tristão, Yaguarê Yamã.

Nesta edição, além dos autores convidados, a Ciranda dos Autores contará com a mesa Um livro de arte Iny Karajá nas escolas indígenas, com os educadores Waxiaki Karajá e Wahuká Karajá e Rosani Leitão, que atua na Educação Intercultural de Formação Superior Índigena em conversa com a escritora Ciça Fittipaldi. Algumas das atividades, envolvendo os alunos de Paraty, são realizadas ao longo do ano, de forma presencial e online.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.