Música Astrud Gilberto, a voz de 'Garota de Ipanema' em inglês, morre aos 83 anos

Astrud Gilberto, a voz de 'Garota de Ipanema' em inglês, morre aos 83 anos

Ela foi a primeira cantora brasileira a ganhar um Grammy e ajudou a levar a bossa nova para o exterior

Agência Estado - Política
Resumindo a Notícia
  • Astrud Gilberto morreu, aos 83 anos.

  • A cantora era a voz da versão em inglês de 'Garota de Ipanema'

  • A artista ajudou a levar a bossa nova e a música brasileira para o exterior.

  • Ela foi a primeira cantora brasileira a ganhar um Grammy, em 1965.

Astrud Gilberto morre, aos 83 anos

Astrud Gilberto morre, aos 83 anos

Reprodução/Facebook

Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu, aos 83 anos, na noite desta segunda-feira (5). Em 1965, ela se tornou a primeira cantora brasileira a ganhar o Grammy de Música de Ano, por Garota de Ipanema, com Stan Getz, na versão em inglês. A notícia foi compartilhada pela filha, Adriana Magalhães Hoineff, por meio de uma publicação no Facebook feita pela neta, Sofia Gilberto. A causa da morte não foi divulgada.

"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela e hoje está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa", diz o texto.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Nascida em Salvador, em março de 1940, Astrud Gilberto mudou-se para o Rio de Janeiro com a família quando ainda era criança. Na juventude, a artista foi amiga de Nara Leão, que a incentivou a começar a cantar. Também foi Nara quem apresentou Astrud a João Gilberto, com quem ela se casou, em 1959.

Astrud subiu ao palco pela primeira vez em 1960, no show Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, em comemoração ao lançamento do segundo disco de João Gilberto, O Amor, o Sorriso, a Flor. Três anos depois, a cantora se mudou para os Estados Unidos com o marido.

O primeiro álbum solo de Astrud foi lançado somente em 1965, mesmo ano em que ela se tornou a primeira cantora brasileira a ganhar o Grammy, pela versão em inglês de Garota de Ipanema.

Veja a publicação da neta de Astrud Gilberto abaixo:

De Palmirinha a Gloria Maria: veja famosos que morreram em 2023

Últimas