Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música

Banda criada com IA atinge meio milhão de ouvintes mensais e engana fãs pelo mundo

Em 2025, a banda lançou dois álbuns nos principais serviços de streaming

Música|Do R7

Fotos dos integrantes seguem um padrão visual comum em produções artificiais
Fotos dos integrantes seguem um padrão visual comum em produções artificiais Reprodução/Spotify

A banda The Velvet Sundown chegou a 500 mil ouvintes mensais no Spotify mesmo sob suspeitas de não existir de fato. A presença digital limitada, ausência de apresentações ao vivo e o estilo das imagens divulgadas levantaram questionamentos nas redes sociais sobre a possibilidade de o grupo ter sido criado com apoio de inteligência artificial.

O nome da banda ganhou destaque no Reddit na última semana, após usuários apontarem elementos que indicam uso de IA. A arte dos discos e as fotos dos integrantes seguem um padrão visual comum em produções artificiais. Nenhum dos quatro membros fictícios tem perfis identificáveis em redes sociais ou vídeos publicados, e uma citação da revista Billboard usada na biografia da banda não pôde ser confirmada.

Apesar disso, as músicas foram incluídas em playlists populares. A banda aparece em “Descobertas da Semana”, que é personalizada pelo algoritmo do Spotify, e em outras listas amplamente seguidas como “Vietnam War Playlist”, com mais de 600 mil seguidores. Também estão associadas a trilhas sonoras de séries como “Supernatural” e “The O.C.: Um Estranho no Paraíso”.

Leia mais:

Em 2025, a banda lançou dois álbuns em serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube e Amazon Music. O Deezer inclui um aviso em algumas faixas informando que elas podem ter sido criadas com auxílio de IA. O Spotify, por outro lado, mantém o selo de “artista verificado” no perfil do grupo.


A biografia publicada na plataforma descreve os integrantes como Gabe Farrow, Lennie West, Milo Rains e Orion “Rio” Del Mar, atribuindo funções musicais e traços de personalidade, sem fornecer informações verificáveis.

A criação de artistas fictícios tem sido usada por selos e empresas para explorar algoritmos de recomendação. Músicas produzidas com diferentes vozes e estilos são lançadas sob nomes variados com o objetivo de aparecer em playlists influentes e gerar receita.


The Velvet Sundown ainda não comentou as suspeitas. Um terceiro álbum do projeto, chamado “Paper Sun Rebellion”, tem lançamento previsto para 14 de julho.

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.