Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Leny Andrade, cantora de jazz e da bossa nova, morre aos 80 anos

Cantora estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, desde a última semana

Música|Do R7

Leny Andrade morre aos 80 anos
Leny Andrade morre aos 80 anos Leny Andrade morre aos 80 anos

Leny Andrade, cantora de jazz e da bossa nova, morreu aos 80 anos na manhã desta segunda-feira (24). A informação foi confirmada ao R7 pelo Retiro dos Artistas, onde ela vivia. A artista estava internada desde a última semana no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a causa da morte ainda não foi revelada.

Até o momento da publicação desta reportagem, ainda não havia informações sobre o velório de sepultamento da cantora.

No início do mês, Leny Andrade já havia passado por uma internação. A artista deu entrada no hospital com uma grave pneumonia e chegou a ser intubada. Ela se recuperou e retornou ao Retiro dos Artistas, onde continuava a recuperação com home care, mas precisou retornar ao hospital após uma piora e não resistiu.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Nascida no Rio de Janeiro em 1943, Leny começou a carreira na música cantando em boatos e passou boa parte da vida morando no exterior.

Publicidade

Importante nome do cenário musical brasileiro, a cantora se destacou no jazz, bossa nova e bolero. Entre 1961 e 2018, ela lançou 34 álbuns.

Formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, Leny fez grande sucesso na década de 1960, período em que lançou seus álbuns mais celebrados, como Gemini V (1965), gravado ao vivo durante um show na boate Porão 73.

Publicidade

Grande intérprete de compositores brasileiros, como Tom Jobim, Djavan e Ivan Lins, a cantora alcançou reconhecimento internacional e se orgulhava de cantar em português mesmo fora do país. Ela era amiga do cantor norte-americano Tony Bennet, morto na última sexta-feira (21), que chegou a desenhá-la.

Rita Lee, Tony Bennett e Gloria Maria: veja famosos que morreram em 2023

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.