Logo R7.com
RecordPlus
R7 Música

Maestro João Carlos Martins recebe prêmio internacional pela carreira e contribuição social

Músico brasileiro recebeu honraria da rainha Sofia, da Espanha, e se emocionou com o reconhecimento da trajetória

Música|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • João Carlos Martins recebeu o "Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez" em Madrid.
  • A honraria foi entregue pela rainha Sofia, destacando sua carreira e contribuição social.
  • Martins, aposentado dos palcos, planeja seguir como educador musical e deixar um legado na música.
  • Reconhecido mundialmente, ele superou desafios de saúde ao longo de sua trajetória artística.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Maestro se aposentou dos palcos em abril deste ano Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - Arquivo

O maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins foi homenageado nesta quarta-feira (8), em Madrid, na Espanha, com o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez”, concedido pela Fundação MAPFRE.

A honraria foi entregue pela rainha Sofia, em reconhecimento à trajetória e à contribuição social. O prêmio é concedido a personalidades que se destacam não apenas pelo percurso artístico, mas também pelo compromisso social.


No caso de Martins, o júri destacou sua carreira marcada pelo talento excepcional, pela superação de desafios físicos e pela dedicação a projetos sociais de democratização do acesso à música.

Em seu discurso, o pianista agradeceu por receber o prêmio dasãos da rainha e destacou o início da sua trajetória internacional.


“É uma honra receber o prêmio das mãos da rainha das rainhas. Meu vínculo com a Espanha começou em 1958, quando, aos 18 anos, participei como um dos jovens do Festival Casals. Ao final, fui escolhido para realizar o Recital Prêmio, em Washington. Assim começou minha carreira internacional, graças a um reino espanhol.”

Leia mais

Reconhecimento e inspiração

Aposentado dos palcos, João Carlos Martins aproveitou a ocasião para destacar o quanto o reconhecimento o inspira a seguir novos caminhos na música.


“Me sinto profundamente motivado a iniciar uma nova etapa na minha vida, agora como educador musical, e assim tentar deixar um legado através da música”, afirmou o maestro.

No encerramento do discurso, Martins se emocionou e agradeceu o apoio de amigos que viajaram do Brasil para acompanhá-lo na cerimônia.


“É uma honra ter aqui a presença do gênio Ronaldo Fenômeno, orgulho do Brasil e do Real Madrid. Agradeço também a todos os meus amigos que vieram do Brasil, representados pelo ministro Toffoli [...] A emoção é muito grande”, declarou o pianista.

Quem é João Carlos Martins

O músico nasceu em São Paulo, em 1940, e começou a tocar piano aos 8 anos. Martins é reconhecido mundialmente, e é tido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach.

Ao longo da vida, Martins enfrentou diversas questões de saúde e teve que passar por várias cirurgias. Uma queda, em 1965, o levou a ter atrofia em três dedos. Anos depois, foi golpeado na cabeça durante um assalto, o que comprometeu seu braço direito.

Em 2020, o maestro passou a usar uma luva biônica para poder voltar a tocar com as duas mãos. Em abril deste ano, anunciou a sua aposentadoria dos palcos, e desde então tem se dedicado à educação musical.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.