Exclusividade de jogos para o Xbox será decidida caso a caso, diz diretor
A decisão da Microsoft de voltar a ter jogos exclusivos do Xbox não será uma reversão total da estratégia anunciada por Phil...
Outer Space|Do R7

A decisão da Microsoft de voltar a ter jogos exclusivos do Xbox não será uma reversão total da estratégia anunciada por Phil Spencer em 2024, mas uma implementação criteriosa, caso a caso, de acordo com o diretor de conteúdo da plataforma, Matt Booty.
Durante a Xbox Games Showcase 2026 de ontem, a Microsoft anunciou que dois futuros lançamentos, Gears of War: E-Day e Clockwork Revolution, serão exclusivos definitivos — e não temporários — do Xbox e PC. No entanto, outros jogos seguem sendo multiplataforma, com versões para PS5, como State of Decay 3 e Senua.
Apesar da informação confusa durante a transmissão, a situação foi esclarecida por Booty em uma entrevista para a GamerTag Radio.
"Queremos que as pessoas tenham um motivo para se juntarem ao Xbox, um motivo para comprar um Xbox e um motivo para serem fãs do Xbox", comentou o executivo. "Ao mesmo tempo, queremos recompensar os jogadores que estão conosco há muito tempo. Exclusividades são importantes, e é por isso que Gears of War chega em 2026 e Clockwork City em 2027. Mas também queremos deixar claro que nossos principais jogos multiplayer e jogos como serviço continuarão sendo multiplataforma. Se já prometemos algo aos jogadores, vamos honrar essa promessa".
"Vamos continuar pensando nisso daqui para frente, e nosso princípio é que, ao anunciarmos uma data, também queremos anunciar as plataformas. Será analisado caso a caso, mas quando houver uma data de lançamento, também haverá uma decisão sobre as plataformas".
Desta forma, a Microsoft terá uma estratégia mais parecida com a da Sony, que lança jogos multiplayer em todas as plataformas, mas mais flexível, uma vez que ainda lançará alguns títulos no PS5 e continua comprometida totalmente com o PC. A Sony, por sua vez, está removendo o PC das plataformas contempladas por seus futuros lançamentos single-player.
https://www.youtube.com/watch?v=iWLmhs0nmyc












