Paraíso do Tuiuti abre a primeira noite do Grupo Especial carioca neste domingo (26)
Grande Rio, Imperatriz, Vila Isabel, Salgueiro e Beija-Flor completam a noite de desfiles
Entretenimento|Do R7 e Agência Brasil
Os desfiles do Grupo Especial carioca começam neste domingo (26) na Marquês de Sapucaí. Na primeira noite de apresentações, seis escolas vão animar o sambódromo, com sambas que vão desde os povos indígenas, passando pela literatura, até a homenagem a Ivete Sangalo feita pela Grande Rio, que promete ser um dos desfiles mais badalados de 2017.
Recém-chegada à elite do Carnaval, a Paraíso do Tuiuti é quem abre a noite, às 22h. A escola vai falar sobre o movimento tropicalista, com o enredo Caleidoscópio Tropifágico. Em seguida, é a vez da Grande Rio, que homenageará a carreira de Ivete Sangalo. A escola de Caxias vai levar diversas personalidades para a avenida, entre elas a apresentadora Xuxa Meneghel, amiga da cantora que embala o desfile.
A Imperatriz Leopoldinense vai pedir atenção e preservação à natureza com o enredo Xingu, o Clamor da Floresta, que fala sobre o Parque Indígena do Xingu e as 16 etnias indígenas presentes na área. A Unidos de Vila Isabel vem para a avenida contando a importância e influência dos negros na música das Américas e do Caribe.
Penúltima escola a desfilar, o Salgueiro leva para a avenida a versão carnavalizada de A Divina Comédia, clássico de Dante Alighieri. Quem encerra a primeira noite do Grupo Especial — a terceira de desfiles na Sapucaí — é a Beija-Flor de Nilópolis, que tem como enredo A Virgem dos Lábios de Mel — Iracema, que promete transformar o sambódromo em uma grande tribo.
Como chegar
Quem vai a Sapucaí, a recomendação é utilizar o transporte público. Mesmo assim, o folião deve se precaver e sair de casa com antecedência por conta dos bloqueios no trânsito por conta dos blocos de rua.
A recomendação da prefeitura é comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência para evitar filas. Quem for ficar nos setores pares da Sapucaí (2, 4, 6, 8, 10 e 12) deve desembarcar nas estações Praça Onze, Estácio e Cidade Nova. Já aqueles com ingressos para os setores ímpares, a dica é descer na Central do Brasil.
Na SuperVia haverá um esquema especial na madrugada com viagens extras partindo da Central do Brasil, todas em trens com ar condicionado. As composições vão seguir com destino aos terminais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna. Vale lembrar que, durante a madrugada, as estações intermediárias desses ramais vão funcionar apenas para desembarque.
Atendimento médico
Os desfiles na Marquês de Sapucaí estão mobilizando milhares de profissionais das mais diversas especialidades. No caso dos serviços médicos, são 200 profissionais de saúde em sete postos de atendimento.
O Corpo de Bombeiros deve enviar 126 militares para a avenida, e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana mobilizou 665 garis, distribuídos em três turnos. A Guarda Municipal vai dar suporte aos bloqueios de trânsito e apenas para o Sambódromo escalou 796 guardas.