Adam Pearson: quem é o ator que foi alvo de preconceito por causa da aparência
Britânico atua ao lado de Sebastian Stan em ‘A Different Man’
O caso não é novo, mas ganhou tração nessa semana. Em fevereiro, durante o Festival de Berlim, o ator Adam Pearson foi alvo de comentário preconceituoso de um repórter por causa de sua aparência. Pearson tem neurofibromatose tipo I, uma doença que faz com que tumores benignos cresçam no sistema nervoso. No caso de Pearson, a neurofibromatose provocou uma deformação na face.
A história voltou à tona agora porque Pearson, ao lado de Sebastian Stan (o Soldado Invernal dos filmes da Marvel), está divulgando o lançamento do filme A Different Man (ainda sem título em português) nos Estados Unidos.
Veja também
O filme conta a história de um homem que se submete a uma cirurgia de reconstrução facial. Edward, o personagem de Stan, fica obcecado por Oswald (Pearson), um ator que o interpreta em sua antiga aparência no teatro.
Em Berlim, onde o filme disputou o Urso de Ouro, um repórter perguntou o seguinte a Stan: “O que você acha que acontece após a transformação desta suposta besta, como o chamam, para este homem perfeito?”.
Stan na hora deu uma reprimenda no jornalista “por sua escolha de palavras”. “Acho que parte da razão pela qual o filme é importante é porque muitas vezes nem temos o vocabulário certo. E obviamente existem barreiras linguísticas e assim por diante, mas você sabe, ‘besta’ não é a palavra certa”, completou.
Mas, afinal, quem é Adam Pearson? O ator nasceu em Londres há 39 anos. Ele foi diagnosticado com neurofibromatose na infância e se tornou um ativista na causa de prevenção ao bullying associado a deformidades.
Formado em administração de empresas, ele trabalhou em diversas produções para a televisão inglesa antes de ser chamado para contracenar com Scarlett Johansson no filme Sob a Pele.
No cinema, ainda atuou nos filmes Chained for Life e Ruby Splinter antes de conseguir um papel de destaque em A Different Man.
O filme tem uma estreia limitada nesta sexta-feira (20) nos EUA. Ainda não há previsão de chegada do longa aos cinemas brasileiros.
Siga o Cinema de Segunda no Instagram e veja mais dicas de filmes no Letterboxd!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.