‘O Agente Secreto’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Longa de Kleber Mendonça Filho também tem chance de entrar em outras categorias
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Academia Brasileira de Cinema escolheu nesta segunda-feira (15) que O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, vai representar o Brasil na briga por uma indicação a Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.
O Agente Secreto era o grande favorito entre os seis finalistas, já que ganhou dois prêmios no Festival de Cannes (Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho).
Veja também
Polêmica na campanha
Entretanto, uma polêmica agitou os bastidores da escolha na última semana. Uma campanha fortíssima por Manas, de Marianna Brennand, com empresários e representantes do setor cultural, fez com que a escolha de O Agente Secreto, antes dada como certa, ficasse em xeque.
Por que O Agente Secreto foi escolhido
No fim, prevaleceu o bom senso. O Agente Secreto tem muita chance de ser indicado a vários prêmios no Oscar. Além da quase certa vaga para filme internacional, ele está sendo apontado como favorito a uma indicação para ator (Wagner Moura) e com chances em Roteiro Adaptado, Direção e até mesmo Melhor Filme.
Os prêmios em Cannes têm um peso considerável nessa escolha. Mas não é só isso. O filme já tem distribuição garantida nos EUA, conta com um ator conhecido por Hollywood e já aparece na lista de favoritos da mídia especializada.
Do que se trata o filme
A história se passa em 1977, durante a Ditadura Militar. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O filme está sendo exibido em alguns festivais pelo Brasil. A estreia oficial no circuito de cinemas está marcada para o dia 6 de novembro.
O histórico de Kleber Mendonça Filho
Esta é a terceira vez que Kleber Mendonça Filho tem um filme selecionado para representar o Brasil no Oscar. Nas duas vezes anteriores, com O Som ao Redor e Retratos Fantasmas, ele não conseguiu a indicação.
Entretanto, os dois filmes mais fortes do diretor não tiveram a chance de concorrer. Aquarius e Bacurau foram preteridos pelo país nas suas pretensões.
O que acontece a partir de agora
Com a escolha do país, começa agora a campanha de divulgação. A principal missão da Neon, que vai distribuir o filme nos EUA, é fazer com que O Agente Secreto seja visto pelos membros da Academia do Oscar.
Em 16 de dezembro será divulgada uma lista com 15 pré-finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional. Os indicados aos Oscar, em todas as categorias, serão revelados em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em 15 de março do ano que vem.
Estreias da semana no cinema - 11 de setembro
Filmes nacionais, anime de sucesso e relançamentos. Veja o que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (11).
Divulgação
👉 Siga o Cinema de Segunda no Instagram, no YouTube e no TikTok!
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp