Eric Roberts: conheça o ator indicado ao Oscar que topa entrar em qualquer roubada
Irmão da estrela Julia Roberts tem cerca de 800 filmes e séries no currículo

Você com certeza já o viu por aí. Afinal, ele é um dos atores que mais trabalham em Hollywood. Com 69 anos, Eric Roberts está creditado em inacreditáveis 798 filmes e séries. E tem mais 94 projetos a caminho.
Mas você sabe quem ele é? O Cinema de Segunda conta a vida e a (extensa) obra de um dos atores mais prolíficos do cinema.
Irmão de estrela de Hollywood
Eric Roberts nasceu em 18 de abril de 1956, na cidade de Biloxi, no Mississippi, nos Estados Unidos. E ele é irmão de uma grande estrela de Hollywood: Julia Roberts, 11 anos mais nova.
A relação, entretanto, é distante. Eric cresceu longe de Julia, já que ela e a outra irmã, a também atriz Lisa Roberts Gillan, ficaram com a mãe após o divórcio dos pais no começo dos anos 70.
E a veia artística passou para a nova geração. Eric é pai de Emma Roberts, atriz de filmes como Aquamarine, Família do Bagulho, Pânico 4 e Madame Teia.
Início de carreira promissor
Eric Roberts começou a carreira na TV em 1974, na novela How to Survive a Marriage. No cinema, a estreia aconteceu em 1978, no filme O Rei dos Ciganos, que rendeu a ele uma indicação ao Globo de Ouro.
Ele voltou a disputar o prêmio em 1984, por sua atuação em Star 80.
Indicação ao Oscar
Em 1986, Eric Roberts chegou ao auge do prestígio em Hollywood, com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Expresso para o Inferno.
No filme ele interpreta Buck, um fugitivo da cadeia que se vê preso em um trem sem freios e sem maquinista em uma ferrovia congelada no Alasca.
Filmes de prestígio
Roberts participou de alguns filmes de prestígio. O maior deles, para o grande público, foi como o mafioso Maroni em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Ele também atuou no aclamado Vício Inerente, de Paul Thomas Anderson, além dos populares O Pentelho e Os Mercenários.
Quando tudo começou a mudar
Eric Roberts seguiu o padrão de dois ou três filmes por ano até a metade da década de 90, quando aumentou a sua produção. Ele chegou ao auge de produtividade em 2017, com trabalho em 74 filmes e séries.
O ritmo segue intenso. Em 2025, Eric Roberts já apareceu em 37 filmes e séries. O último deles foi Violet, que conta a história de uma inteligência artificial avançada com emoções que revela os segredos obscuros de um jornalista.
Trabalho com Nana Gouvea
Uma das roubadas em que Eric Roberts se meteu se chama Black Wake. O filme de 2018, que tem a modelo brasileira Nana Gouvea como protagonista, é um exemplo clássico de como o ator ganha a vida atualmente. Roberts aparece em duas ou três cenas, com pouquíssimas falas.
Para quem se interessou, Black Wake é um terror B no qual uma criatura monstruosa invade o corpo das pessoas e os transforma em zumbis.
Outras roubadas
Terror B é a cara da maioria dos projetos de Eric Roberts, entre eles uma das sequências do infame A Centopeia Humana. O ator também participou de títulos como Arena Mortal, Branca de Neve e os Sete Samurais, Pesadelos Profundos, O Ataque dos Dinossauros, Fascinação Mortal 4 e O Dom: Duelo Paranormal.
“Comecei a fazer um monte de filmes B — bam bam bam bam bam — um atrás do outro. Comecei a me divertir com a arte. Sou um verdadeiro fã! Posso fazer isso todos os dias, o dia todo", disse Roberts em entrevista à Vanity Fair em 2018.
👉 Siga o Cinema de Segunda no Instagram, no YouTube e no TikTok!
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
