Por que ‘O Agente Secreto’ (ainda) não é favorito para ganhar o Oscar
Filme brasileiro, entretanto, voltou pro jogo ao ganhar dois prêmios no Globo de Ouro

O Agente Secreto saiu do Globo de Ouro, no último domingo, com dois prêmios: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, para Wagner Moura. Isso significa que agora ele é o favorito a ganhar um Oscar? A resposta é AINDA não.
Nos últimos dez anos, apenas em quatro oportunidades o ganhador de Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro levou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar. Foi o que aconteceu no ano passado, com Emilia Perez levando o Globo de Ouro e Ainda Estou Aqui faturando o Oscar.
Veja também
O favorito para ganhar o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar ainda é o norueguês Valor Sentimental. Mas agora, pela primeira vez na temporada de premiações, O Agente Secreto aparece com condições reais de acabar com esse favoritismo para levar a estatueta para casa.
Por que Valor Sentimental é o favorito?
O filme dirigido por Joachim Trier é um dos queridinhos da temporada desde que ganhou o Grand Prix (segundo prêmio mais importante) do Festival de Cannes.
O drama familiar envolvendo o cinema conquistou parte da crítica americana. E ajuda muito o fato do filme ter dois atores bem conhecidos do público (Stellan Skarsgard e Elle Fanning) e parte dos diálogos em inglês.
Só isso, é claro, que não fazem dele o favorito. O que o coloca ainda na frente é como ele foi abraçado nas premiações, com múltiplas indicações para filme, diretor, roteiro e elenco.
O Agente Secreto também aparece em algumas dessas listas, mas com menos intensidade. Na última semana, por exemplo, ficou fora da pré-lista de Melhor Filme e Melhor Diretor do Bafta, o principal prêmio do cinema britânico. Valor Sentimental entrou nas duas.
E quais são as chances de O Agente Secreto?
Mas o jogo não está nada decidido. A vitória no Globo de Ouro e no Critics Choice, no começo do ano, dão força para O Agente Secreto.
O filme agora fica mais conhecido do público. E ele precisa ser visto para ser votado. O Agente Secreto ainda não estreou em mercados importantes, como o Reino Unido. Nos Estados Unidos, já ganhou nas bilheterias cerca de US$ 2 milhões (metade do que conseguiu Valor Sentimental).
Essa semana é fundamental para as pretensões do filme no Oscar, já que os membros da Academia têm até sexta para votar nos seus indicados.
A indicação de O Agente Secreto para Melhor Filme Internacional é certa. O longa ainda tem chances reais de colocar Wagner Moura em Melhor Ator e aparecer também na lista dos 10 finalistas a Melhor Filme.
A obra brasileira precisa dessas três indicações para de fato empatar o jogo com Valor Sentimental, que também deve aparecer em Melhor Filme e conquistar vagas em outras categorias.
Agora, caso O Agente Secreto tenha ainda mais indicações (Kleber pode aparecer como Melhor Diretor ou no Melhor Roteiro Original, e o filme está na pré-lista de Melhor Elenco), aí vai virar o favorito ao prêmio.
E quem mais pode incomodar?
Nessa altura do campeonato, aparentemente Foi Apenas um Acidente parece ter condições de tirar o Oscar de Valor Sentimental e O Agente Secreto.
O filme que concorre pela França ainda pode ser ajudado pela crise atual no Irã, já que o diretor, o iraniano Jajar Panahi, é perseguido pelo regime do país.
Quais são os próximos passos?
A votação para o Oscar começou nesta segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (16). Os indicados serão conhecidos no dia 22. A premiação está marcada para o dia 15 de março.
👉 Siga o Cinema de Segunda no Instagram, no YouTube e no TikTok!
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

















