Virginia Woolf autoajuda? Quem posta frases da autora não tem ideia de como ela se matou
Escritora britânica nascida no século 19 sofreu abuso, lutou contra depressão e passou a vida se equilibrando no limite da loucura
Estante da Vivi|Vivian Masutti, do R7 e Vivian Masutti

"A liberdade é ter tempo para viver.”
“A felicidade é estar sempre em concordância consigo mesma.”
"Eu não acredito em envelhecimento. Eu acredito em alterar para sempre o aspecto de alguém para a luz."
Entra ano, sai ano e as pessoas ficam tentando encontrar uma frase para se identificar e mostrar para os outros nas redes sociais.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Depois de algumas primaveras bombando entre os pseudocults, as declarações atribuídas à coitada da Clarice Lispector deram lugar a trechos supostamente ditos pela escritora maníaco-depressiva Virginia Woolf — como esses citados aí acima.

Só que, no afã de se apropriar do pensamento existencial alheio, internautas se esquecem de dar um Google e descobrir que a autora de Orlando (1928)e Mrs. Dalloway (1925) era maníaco-depressiva e tinha uma vida pessoal lastimável, que começou com orfandade, passou pelo abuso dos irmãos na infância, evoluiu para internações em clínicas psiquiátricas e culminou no seu suicídio, aos 59 anos, em 28 de março de 1941.
Suas principais obras retratavam justamente isso: uma intensidade poética inebriante, captada de acontecimentos em princípio banais, a partir da técnica do fluxo de consciência — com a qual ela se tornou a maior romancista lírica de língua inglesa.
Mas esse mergulho de cabeça nas profundezas da alma humana teve um preço alto e levou a escritora a ultrapassar com frequência os limites da loucura.
Em uma das crises, Virginia encheu os bolsos dos casacos de pedras, caminhou para o fundo rio Ouse e se afogou. Seu corpo foi achado boiando, por um grupo de crianças, três semanas depois.
No último bilhete para o marido, Leonard Woolf, ela começou assim:
"Querido, Tenho certeza de que enlouquecerei novamente. E, desta vez, não vou me recuperar."
Assim, caros internautas, talvez a frase que mais represente Virginia para ser postada em seus perfis seja:
"A vida é um sonho. É o despertar que nos mata."
VEJA MAIS: Clarice Lispector se orgulharia: frases dos peões que entraram para a história de A Fazenda 8
Frases polêmicas, outras sem sentido e algumas constatações que só A Fazenda 8 pode promover para o Brasil. Relembre algumas frases que os peões são verdadeiros pensados. Ou algo próximo disso + Semana agitada entre os peões de A Fazenda 8. Veja o rol...
Frases polêmicas, outras sem sentido e algumas constatações que só A Fazenda 8 pode promover para o Brasil. Relembre algumas frases que os peões são verdadeiros pensados. Ou algo próximo disso + Semana agitada entre os peões de A Fazenda 8. Veja o rolou nos primeiros dias de confinamento + Beijo, brigas e altas declarações: confira os principais bafões da primeira semana em A Fazenda 8 + Saiba como baixar o aplicativo de A Fazenda para Android e iOS