Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia triste para a música e a arte

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Rolando Boldrin faleceu nesta quarta-feira, em São Paulo, aos 86 anos
Rolando Boldrin faleceu nesta quarta-feira, em São Paulo, aos 86 anos Rolando Boldrin faleceu nesta quarta-feira, em São Paulo, aos 86 anos

Na mesma quarta-feira, triste com a morte de Gal Costa nas primeiras horas, chega também agora aconfirmação do falecimento de Rolando Boldrin. Ele estava internado havia dois meses no Albert Einstein, e a morte foi em decorrência de insuficiência respiratória e renal.

Boldrin, ator de tantos trabalhos na TV Tupi, teatro e cinema, era também apresentador talentoso do “Sr. Brasil” por 17 anos na TV Cultura.

Teve também passagens bem importantes na TV Gazeta, SBT e Globo.

Um artista com longa história, que infelizmente também nos deixa. Dia triste para a música e para a arte.

Publicidade

Abaixo, a nota de pesar da TV Cultura:

"A Fundação Padre Anchieta lamenta profundamente a morte do ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin, na tarde desta quarta-feira (9/11), aos 86 anos. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema). O horário será informado em breve.

Publicidade

Rolando Boldrin teve enorme contribuição na história da TV Cultura. Com o 'Sr. Brasil', o qual apresentou por 17 anos, 'tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando.

Figura emblemática da cultura popular brasileira, Boldrin, o sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nascido em 22 de outubro de 1936, foi o único 'encarregado' de cantar e contar a nossa terra em verso e prosa desde muito cedo. Saído do interior de São Paulo, da cidade de São Joaquim da Barra, o caboclinho virou ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas no Brasil inteiro e até no exterior, e tornou-se compositor, cantor, apresentador e, claro, grande contador de causos.

Publicidade

O 'caipira' que cantou e contou o Brasil como poucos teve uma vasta carreira na teledramaturgia brasileira. Boldrin foi um homem de inúmeros talentos e muita personalidade, mas dizia que era fundamentalmente um ator: 'esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias', falava.

Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como 'O Direito de Nascer'; 'As Pupilas do Senhor Reitor'; 'Os Deuses Estão Mortos'; 'Quero Viver'; 'Mulheres de Areia'; 'Os Inocentes'; 'A Viagem'; 'O Profeta'; 'Roda de Fogo'; 'Cara a Cara'; 'Cavalo Amarelo' e 'Os Imigrantes'.

Na televisão, ainda apresentou os programas 'Som Brasil' na Rede Globo, 'Empório Brasileiro' na TV Bandeirantes e 'Empório Brasil' no SBT. Na TV Cultura, esteve à frente do 'Sr. Brasil' desde 2005.

Seja como ator, apresentador, cantor ou contador de causos, Rolando Boldrin deixará uma lacuna na cultura brasileira e uma imensa saudade entre os milhões de fãs que conquistou em mais de 60 anos de carreira na TV.

A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.