Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

TV precisa se preocupar sempre e mais em preservar sua memória 

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco


Blota Jr. foi um dos maiores apresentadores da nossa TV
Blota Jr. foi um dos maiores apresentadores da nossa TV

A Record TV está às vésperas do seu aniversário. Serão 70 anos no dia 27 de setembro, como a mais antiga rede de televisão em atividade. E o que mais se lamenta é que, não só com relação a ela, mas a praticamente todas as TVs, é que são tão poucos registros do começo.

Ou porque não houve esta preocupação, ou, principalmente, por causa dos muitos incêndios de que foram vítimas.

Só no caso da Record, nada ou pouca coisa restou do “Circo do Arrelia”, “Ginkana Kibon”, “Esta Noite se Improvisa”, “Astros do Disco”, “Alianças para o Sucesso”, “Show do Dia 7”, “Quem Tem Medo da Verdade?”, “Família Trapo”, festivais e shows de artistas internacionais como Louis Armstrong, Sarah Vaughan e Marlene Dietrich, entre tantos outros.

Ou ainda os seus comerciais, a cargo das “garotas-propaganda”, como Idalina de Oliveira, Wilma Chandler, Neide Aparecida e Neide de Oliveira.

Publicidade

Mesmo após a chegada do videoteipe, e não só no caso da Record, mas da Globo e Band também, muito material foi destruído pelo fogo. É de lamentar que uma parte importante de toda essa história tenha se apagado, e muito do tempo em que era preciso suar muita camisa para colocar qualquer programa no ar.

Felizmente, inúmeras facilidades agora existem para que as futuras gerações possam acompanhar muito do que hoje é feito e guardado. E que as lembranças sejam tão boas como são as do início, infelizmente limitadas na memória de tão poucos.

Publicidade
Lívia Nepomuceno terá um programa semanal no 21
Lívia Nepomuceno terá um programa semanal no 21

21

Está marcado para 4 de setembro o início das atividades do novo canal 21, do Grupo Bandeirantes, voltado para o esporte, com emissoras em São Paulo, Salvador e algumas outras cidades do interior paulista, do Rio e Minas Gerais.

Fernando Fernandes, Paloma Tocci e Lívia Nepomuceno vão apresentar alguns dos seus programas na faixa nobre, além de outros ainda em fase de desenvolvimento.

Objetivo definido

Não há, de início, nenhuma pretensão dos comandados do diretor Denis Gavazzi em querer competir com algum dos canais esportivos já estabelecidos.

Ao contrário. A ordem é trabalhar dentro das possibilidades, criar bases seguras e crescer com o tempo. Tudo com muito juízo e pés no chão.

A propósito

Nada a contestar sobre a capacidade dos nossos canais de jornalismo.

Todos muito competentes e prontos a oferecer o melhor dos seus trabalhos. No entanto, cabe inverter a atual ordem dos acontecimentos: é preciso mais informação e menos falatório. Ou que, pelo menos, se observe um maior equilíbrio.

E por favor

Nada contra a boa análise quando o fato assim faz por merecer. Que sempre se acrescentem dados novos e se apresentem os mais diferentes pontos de vista.

Mas também saber o limite adequado e não cometer exageros como os canais esportivos, por exemplo, cometem.

Estreias

Nesta segunda, além do “Melhor da Noite”, às 20h30, a Band terá a estreia do “Perrengue do Dia” na sequência.

Em relação à concorrência, mesmo com as dificuldades já levantadas, não deixa de ser uma contraprogramação.

Chef Emmanuel Bassoleil está na Record e no Discovery
Chef Emmanuel Bassoleil está na Record e no Discovery

Nova temporada

A quarta temporada de “Um Dia de Chef” estreia na sexta-feira, dia 1º de setembro, às 18h45, no Discovery Home & Health e no discovery+.

Os episódios inéditos da produção nacional acompanham o chef Emmanuel Bassoleil na tarefa de ensinar até os piores cozinheiros a preparar pratos incríveis. Total de 13 episódios. Bassoleil também está na equipe do “Top Chef”, na Record.

Diversidade

O remake de “Dona Beija”, que na HBO Max se chamará “Dona Beja”, está alinhado ao necessário modelo de diversidade hoje observado em praticamente todo entretenimento mundial.

Ou seja, artistas negros ocupando papéis de protagonista.

Olha agora

Em “Dona Beija”, da Manchete, Maitê Proença e Gracindo Júnior fizeram os papéis principais. Agora, em “Dona Beja”, serão Grazi Massafera e David Junior.

O mesmo procedimento da série “Bridgerton”, com Regé-Jean Page e Phoebe Harriet Dynevor, e a exemplo de “Lupin”, com Osmar Sy, além de outras novelas, séries e filmes. 

Chris Flores entrevistou a mãe da Larissa Manoela
Chris Flores entrevistou a mãe da Larissa Manoela

Fez o dela

Chris Flores conseguiu entrevistar dona Silvana, mãe da Larissa Manoela.

Fez, e fez bem, o que muitos deveriam ou gostariam de ter feito, talvez por aí as críticas invejosas. Perguntou o que tinha que perguntar.

Expectativa

Caio, personagem de Cauã Reymond em “Terra e Paixão”, em termos de conteúdo, não trouxe nenhum desafio para o artista. Como a trama possui ainda uns cinco meses pela frente, é de imaginar que algo possa acontecer.

E se o Caio se transformasse no grande vilão da novela? A autoria até foi consultada sobre isso, mas desconversou.

Vale esclarecer

Como todas as novelas da faixa da tarde, o SBT também está adequando a exibição de “Rebelde”. Afinal, são mais de quatrocentos capítulos, e tome “barriga” em cima disso. Um simples “bom dia”, às vezes, leva quase meio bloco.

Há um trabalho de edição, dos mais necessários, com o propósito de agilizar e tirar o que não compromete.

Uma obrigação

Há uma necessidade de sempre ajustar as reprises de novelas antigas. No passado, entendia-se que, quanto maior fosse a sua duração, menores seriam os seus custos. De certa forma, uma verdade.

Só que nos dias atuais, por exemplo, ninguém ia aguentar um canto do tuiuiú por 15 minutos ou mais. E foi por aí que a Televisa começou a cair de bico.

Amora Mautner faz a direção de "Elas por Elas"
Amora Mautner faz a direção de "Elas por Elas"

Próxima das 6

A diretora Amora Mautner está bem acelerada nas gravações de “Elas por Elas”, novela do Cassiano Gabus Mendes, escrita agora por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

E já tem todo o seu elenco à disposição para os trabalhos em estúdios e externas. Estreia em setembro.

Bate – Rebate

• A série “O Jogo que Mudou a História”, do Globoplay, já está com todos os seus trabalhos concluídos. Mas ainda não tem data de lançamento.

• O Canal Brasil, por sua vez, marcou para o dia 25, às 22h30, a estreia de “Vizinhos”...

• ...A série, produzida pela Cine Group, com direção de José Eduardo Belmonte, tem a participação de Natália Lage e Otávio Muller nos papéis principais.

• Está rolando em Barretos/SP a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, sempre com grandes nomes da música sertaneja e também de outros gêneros — Alok, por exemplo...

• ...E é para lá que a Globo envia Rainer Cadete, para gravações de “Terra e Paixão”.

• Se tudo correr como se espera, a HBO deve disparar as gravações de “Beleza Fatal”, sua primeira novela, agora em setembro...

• ...Camila Queiroz, Camila Pitanga, Murilo Rosa, Caio Blat, Herson Capri e Giovanna Antonelli são alguns nomes do seu elenco.

• ...Maria de Medicis vai dirigir. O texto de “Beleza Fatal” é de Raphael Montes.

• Temporada de ajustes na programação da CNN Brasil ainda não terminou. As mudanças, em estudo, visam promover um crescimento em seus resultados...

• ...Aliás, são cada vez mais insistentes os rumores sobre a mudança de endereço ou diminuição do tamanho de sua sede.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.