Teatro musical ou novela? Totia Meireles revela qual é a sua grande paixão
Atriz retorna aos palcos como vilã em nova montagem de ‘Ópera do Malandro’
R7 Teatro|Maria Cunha
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

De volta aos palcos em São Paulo, Totia Meireles vive a vilã Vitória Régia na nova montagem de Ópera do Malandro, espetáculo com temporada confirmada até 15 de março.
A releitura, concebida e dirigida por Jorge Farjalla e com direção musical de Gui Leal, revisita o clássico de Chico Buarque com uma proposta contemporânea para celebrar quase 50 anos do texto.
Veja também
Em entrevista exclusiva ao R7 Teatro, a atriz afirmou que o momento atual representa uma espécie de síntese de sua trajetória artística.
“Teatro musical é o que eu mais amo fazer na vida, né? Apesar de ter feito muita televisão. Mas, como comecei no teatro musical, me apaixonei terrivelmente por estar no palco e poder cantar, dançar e representar”, contou.
A atriz destaca que vive uma fase especial na carreira, marcada por dois projetos recentes no teatro musical — Mamma Mia! e Ópera do Malandro — e observa que as produções partem de caminhos inversos: enquanto um nasce de sucessos já conhecidos, o outro apresentou canções que se tornaram clássicos.
“É tão louco, porque o Mamma Mia eram músicas do ABBA, que foram adaptadas para o espetáculo, né? E agora eu estou fazendo Ópera do Malandro, que são músicas que foram feitas para o espetáculo e que ganharam o mundo, que são clássicos de Chico Buarque. Então, estou muito feliz”.

Teatro ou televisão?
Com vasta experiência também na televisão, Totia explica que os dois formatos exigem linguagens distintas de atuação.
“Primeiro que o teatro tem essa coisa do imediatismo, que é única. Então, quem for amanhã não vai ver o espetáculo que você assistiu hoje. Isso é muito interessante. Tem a energia do público, que interfere em você e em como você vai falar aquela frase”, afirmou.
Já diante das câmeras, segundo ela, o processo é oposto. “Na televisão, primeiro, é tudo fechado. No teatro, você precisa falar com quem está lá na última fila. Na televisão, você simplesmente fala para a lente que está aqui, grudada em você. Então, são dois tipos de interpretação totalmente diferentes. Mas eu amo os dois”.
Emoção ao revisitar as origens
Totia também relembrou a emoção de assistir, no ano passado, à nova montagem de A Chorus Line, musical que marcou o início de sua carreira. “Foi meu primeiro trabalho musical. Então, quando eu assisti, falei: ‘Gente, não estou acreditando’. Eu chorei do começo ao fim”, contou.
Ela explica que o espetáculo teve impacto decisivo em sua trajetória e na de outros artistas.
“Foi tão marcante na carreira de todo mundo. Foi o primeiro espetáculo que fala sobre a nossa vida, sobre a batalha de fazer audição, de passar. E marcou porque, depois de A Chorus Line, de 1983, a gente encontrou uma carreira. Várias pessoas seguiram na profissão.”
‘Ópera do Malandro’
Além de Totia Meireles, o elenco principal de Ópera do Malandro reúne José Loreto, Carol Costa, Ernani Moraes, Amaury Lorenzo, Andrezza Massei e Valéria Barcellos.

Ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1940, a história acompanha o contrabandista Max Overseas Navalha (José Loreto), que se casa escondido com Teresinha (Carol Costa), filha de Duran (Ernani Moraes) e Vitória Régia (Totia Meireles), donos de uma rede de bordéis e aspirantes à elite social.
Revoltados com a união, os pais da jovem planejam um golpe contra o malandro, desencadeando uma trama de corrupção, traições e jogos de interesse.
A montagem aposta em uma estética festiva e popular, celebrando elementos da cultura brasileira para revisitar um texto considerado marco do teatro musical nacional.
Serviço:
Ópera do Malandro
- Local: Teatro Renault
- Datas: até 15/03
- Horários: sextas, 21h; sábados, 17h e 21h; domingos, 15h e 19h.
- Classificação: 14 anos
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
















