Entre espadas e hidromel: como é viver a Idade Média por um dia em São Roque
Castelo abre suas portas para uma rara imersão medieval, com batalhas encenadas, banquete sem talheres e arquitetura europeia
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Imagine abrir os olhos e estar no coração de um reino medieval. Não como espectador, mas como parte da história: vestindo trajes da época, caminhando pelos corredores, ouvindo músicas ancestrais e assistindo a batalhas ferozes. Foi o que aconteceu no último sábado, 20 de setembro, quando o Castelo de São Roque abriu seus portões para receber uma das experiências imersivas mais exclusivas do país - um portal direto para o século XI.

Durante seis horas, os viajantes foram transportados para a vida medieval. A arena tornou-se palco de lutas e histórias interpretadas por um elenco de mais de 40 artistas. Ao redor, ambientes temáticos recriaram feiras feudais, onde o público encontrou artigos típicos da Idade Média.

Já o banquete medieval foi uma atração à parte: servido nos grandes salões do castelo, o almoço seguiu as tradições do século XI - sem talheres, com pratos típicos da época e bebidas como hidromel artesanal, vinhos selecionados, cervejas especiais e sucos naturais.

A imersão não se limitou ao palco. Cada pedra, vitral e corredor contribuiu para a atmosfera medieval. O Castelo de São Roque, com arquitetura inspirada nos grandes reinos europeus, é uma construção imponente, cercada por natureza preservada e caminhos que revelam surpresas ao longo do dia. Muitos dos espaços internos, normalmente fechados à visitação, foram abertos durante o evento, como a sala do juramento, os quartos reais, o calabouço e a adega.

Eduardo Pereira, idealizador do projeto, explicou que o castelo demorou sete anos para ser construído e está em funcionamento há apenas dois.
“A gente iniciou o castelo através de um sonho do meu avô, da cidade de Ourém, em Portugal. Ele veio para o Brasil ainda criança e sempre falava das histórias e do castelo de lá. Eu morei com meu avô até os 14 anos e, em homenagem a ele, nós construímos o castelo”, contou.
O evento teve ingressos limitados e focou em qualidade, autenticidade e conforto, destacando-se como uma das experiências mais originais do país.
Confira a entrevista completa com Eduardo:
Sobre o Castelo

Inspirado na era medieval, o Castelo de São Roque é uma construção icônica idealizada por Eduardo Pereira como homenagem ao avô e à herança cultural que os unia. Localizado em São Roque (SP), o espaço oferece experiências imersivas, eventos temáticos e estrutura completa para celebrações e ativações de marca. Mais do que um destino, é uma viagem no tempo em que cada visitante se torna parte da história.

Eduardo ainda explicou que, ao longo do ano, outros eventos acontecem no local:
“O evento que aconteceu agora abre todas as torres e suítes do castelo. Mas temos outras experiências menores, focadas em lutas medievais, vinho, cerveja e hidromel. Em alguns eventos abrimos apenas partes específicas do castelo, mas em ocasiões como esta, o público pode explorar tudo”, afirmou.
Endereço do castelo:
Estr. Turística do Morro do Saboó, 1601 - São Roque, SP
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp