Logo R7.com
RecordPlus

Entre espadas e hidromel: como é viver a Idade Média por um dia em São Roque

Castelo abre suas portas para uma rara imersão medieval, com batalhas encenadas, banquete sem talheres e arquitetura europeia

Refúgio Geek|Cauê TeixeiraOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Castelo de São Roque promove evento imersivo na Idade Média com trajes, batalhas e banquete.
  • Participantes viveram por seis horas a vida medieval, com lutas encenadas e feiras temáticas.
  • Almoço no castelo foi servido sem talheres, utilizando pratos e bebidas típicos do século XI.
  • Castelo é uma homenagem do idealizador Eduardo Pereira ao seu avô e oferece outras experiências ao longo do ano.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fachada do castelo em São Roque Foto por Sammantha Margato

Imagine abrir os olhos e estar no coração de um reino medieval. Não como espectador, mas como parte da história: vestindo trajes da época, caminhando pelos corredores, ouvindo músicas ancestrais e assistindo a batalhas ferozes. Foi o que aconteceu no último sábado, 20 de setembro, quando o Castelo de São Roque abriu seus portões para receber uma das experiências imersivas mais exclusivas do país - um portal direto para o século XI.

Visitantes podem seguir uma história que acontece durante as 6 horas do evento Foto por Cauê Teixeira

Durante seis horas, os viajantes foram transportados para a vida medieval. A arena tornou-se palco de lutas e histórias interpretadas por um elenco de mais de 40 artistas. Ao redor, ambientes temáticos recriaram feiras feudais, onde o público encontrou artigos típicos da Idade Média.

Banquete ao lado do rei Foto por Cauê Teixeira

Já o banquete medieval foi uma atração à parte: servido nos grandes salões do castelo, o almoço seguiu as tradições do século XI - sem talheres, com pratos típicos da época e bebidas como hidromel artesanal, vinhos selecionados, cervejas especiais e sucos naturais.

Mais de 40 atores participam da imersão Foto por Sammantha Margato

A imersão não se limitou ao palco. Cada pedra, vitral e corredor contribuiu para a atmosfera medieval. O Castelo de São Roque, com arquitetura inspirada nos grandes reinos europeus, é uma construção imponente, cercada por natureza preservada e caminhos que revelam surpresas ao longo do dia. Muitos dos espaços internos, normalmente fechados à visitação, foram abertos durante o evento, como a sala do juramento, os quartos reais, o calabouço e a adega.


Eduardo Pereira também participa da imersão Foto por Sammantha Margato

Eduardo Pereira, idealizador do projeto, explicou que o castelo demorou sete anos para ser construído e está em funcionamento há apenas dois.

“A gente iniciou o castelo através de um sonho do meu avô, da cidade de Ourém, em Portugal. Ele veio para o Brasil ainda criança e sempre falava das histórias e do castelo de lá. Eu morei com meu avô até os 14 anos e, em homenagem a ele, nós construímos o castelo”, contou.


O evento teve ingressos limitados e focou em qualidade, autenticidade e conforto, destacando-se como uma das experiências mais originais do país.

Confira a entrevista completa com Eduardo:


Sobre o Castelo

Área externa do castelo Foto por Cauê Teixeira

Inspirado na era medieval, o Castelo de São Roque é uma construção icônica idealizada por Eduardo Pereira como homenagem ao avô e à herança cultural que os unia. Localizado em São Roque (SP), o espaço oferece experiências imersivas, eventos temáticos e estrutura completa para celebrações e ativações de marca. Mais do que um destino, é uma viagem no tempo em que cada visitante se torna parte da história.

Área interna do Castelo durante apresentação com cavalos Foto por Cauê Teixeira

Eduardo ainda explicou que, ao longo do ano, outros eventos acontecem no local:

“O evento que aconteceu agora abre todas as torres e suítes do castelo. Mas temos outras experiências menores, focadas em lutas medievais, vinho, cerveja e hidromel. Em alguns eventos abrimos apenas partes específicas do castelo, mas em ocasiões como esta, o público pode explorar tudo”, afirmou.

Endereço do castelo:

Estr. Turística do Morro do Saboó, 1601 - São Roque, SP

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.