Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin acusa Ocidente de tentar cancelar cultura russa, incluindo Tchaikovsky

UCRANIA-CRISE-PUTIN-CANCELARCULTURA:Putin acusa Ocidente de tentar cancelar cultura russa, incluindo Tchaikovsky

|

(Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que o Ocidente está tentando cancelar a cultura russa, incluindo as obras de grandes compositores como Pyotr Tchaikovsky, Dmitry Shostakovich e Sergei Rachmaninov.

A declaração foi feita em meio à série de sanções impostas à Rússia por causa da invasão da Ucrânia, que Moscou chama de "operação militar especial" para desmilitarizar e "desnazificar" o país vizinho.

Em uma reunião televisionada com importantes figuras culturais, Putin comparou o cancelamento de vários eventos culturais russos nas últimas semanas com as ações da Alemanha nazista na década de 1930.

"Hoje eles estão tentando cancelar toda uma cultura de anos, nosso povo", disse Putin, citando o cancelamento de eventos envolvendo artistas russos em alguns países ocidentais.

Publicidade

"Estou falando sobre a discriminação gradual contra tudo relacionado à Rússia... uma tendência que se desenvolve em vários países ocidentais", afirmou ele.

Diversos eventos com personalidades culturais russas que manifestaram apoio à guerra foram cancelados, incluindo alguns envolvendo Valery Gergiev, diretor-geral do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, que falou com Putin durante a reunião de sexta-feira.

Publicidade

Gergiev foi demitido do cargo de regente-chefe da Filarmônica de Munique e perdeu a chance de reger no La Scala de Milão depois de não condenar a invasão da Rússia.

Um número muito menor de eventos foi cancelado devido à associação com figuras culturais russas mortas, com a Orquestra Filarmônica de Cardiff retirando uma peça de Tchaikovsky de seu programa. De acordo com a mídia, movimentos semelhantes foram feitos por orquestras no Japão e na Croácia.

Publicidade

O Teatro Real da Espanha, uma das principais casas de ópera da Europa, cancelou apresentações neste ano do Balé Bolshoi da Rússia. As casas de leilões Christie's, Sotheby's e Bonhams cancelaram as vendas de arte russa em Londres.

Durante a reunião de sexta-feira, Putin comparou o tratamento de figuras culturais russas com o da autora de Harry Potter, J.K. Rowling, depois que ela provocou polêmica com opiniões sobre o tema transgênero.

(Reportagem da Reuters)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.