Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alimentação vegana para animais: entenda se essa prática faz bem ou não para o seu pet

'As escolhas pessoais não devem transpor as necessidades das espécies', diz Dra. Carla Maion, nutróloga veterinária 

RPet|André Barbeiro*, do R7

Alimentação vegana para pets
Alimentação vegana para pets Alimentação vegana para pets

Alimentos veganos são recorrentes para os humanos e nos últimos anos algumas empresas passaram a produzir opções até para os animais. Porém, a grande questão nesses casos é se esse tipo de comida faz bem para o pet. Muitos tutores optam por esse meio, mas alguns especialistas não são fãs da prática. "As escolhas pessoais não devem transpor as necessidades destas espécies, correndo o risco de desenvolver carências irreversíveis e até mesmo óbito", diz Dra. Carla Maion, nutróloga veterinária de cães e gatos do Veros Hospital Veterinário, em entrevista ao RPet.

Shelly Oliveira, também nutróloga veterinária, se posiciona contra um cão ter uma alimentação exclusivamente vegana. "Não estou de acordo com esse modelo de alimentação. São [animais] carnívoros, portanto, [a alimentação] ideal para eles seria com base em proteína animal", explica.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Quase todos os dias acabo dispensando um cliente que queira que o animal se torne vegano, sendo que isso, na minha opinião, é um absurdo", conta a profissional.

Por outro lado, a Eline Bélier, musicista, professora e terapeuta holística, acredita que essa alimentação foi benéfica para os oito cães, de quem é tutora. A empresária, que é vegana há 18 anos, afirma que seus animais seguem sua dieta há 10. "Frutas, legumes e verduras fazem parte da alimentação deles."

Publicidade

Juliana aprofunda ainda mais o tema. "Por que os cães, sendo onívoros [que se alimentam tanto de matérias vegetais, quanto de animais], precisam comer rações animalizadas? Surgiram as oportunidades e adotei essa dieta para eles. São super saudáveis, super felizes. Passaram a me dar menos despesas, referente a veterinários", comenta.

Cuidado com a saúde dos pets

Carla explica que agregar alguns petiscos veganos à alimentação são até interessantes para a saúde do animal. "Podem beneficiar os casos de alergias alimentares, mas não são alimentos completos", analisa.

Publicidade

Ela afirma que os cães são animais considerados onívoros e que os gatos apenas carnívoros. "Ambas espécies têm necessidades diárias de nutrientes essenciais de origem animal, que estão em cortes de cárneos, vísceras, sangue e em ovos, por exemplo."

Para a veterinária não há problemas em oferecer alimentos de proteína vegetal, desde que isso seja feito em casos específicos e com supervisão e acompanhamento veterinário.

Publicidade

"A alimentação saudável e completa deve oferecer todos os nutrientes que o pet precisa, diariamente. Existem estratégias para atender a demanda energética por meio de alimentos secos, úmidos, caseiros e mix entre eles, mas sempre recomendamos a supervisão e visitas periódicas ao médico veterinário. Porque, eventualmente, ocorrem mudanças em peso, status de saúde e ajustes ligados à vida do pet, como não aceitar a refeição toda ou os complementos indicados", acrescenta.

Saiba quais são os alimentos proibidos para os cães

*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.