Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cachorros conseguem sorrir? Especialistas falam sobre as expressões 'humanas' dos cães

'O cão imita o comportamento do tutor', afirma comportamentalista e adestrador Fernando Lopez

RPet|André Barbeiro*, do R7

cachorro
cachorro cachorro

É muito comum ver vídeos de cachorros com expressões faciais engraçadas nas redes sociais. Em alguns deles, o animal aparece sorrindo, o que gera dúvidas se esses bichos conseguem ou não, de fato, ter esse tipo de expressão humana.

Para explicar esta questão, o RPet conversou com o comportamentalista e adestrador Fernando Lopez

"O cão imita o comportamento do tutor", afirma ele. "Eles têm um espasmo que é muito semelhante ao riso, que é praticamente um riso, mas um riso diferente", afirma o comportamentalista.

Aline Muniz Ferreira, veterinária da Apasfa, a Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, completa a opinião do adestrador: "Quem tem um cachorro em casa sabe o que o animal está sentindo. Não é um sorriso como o nosso, mas existem formas de sorrir e eles têm isso muito explícito".

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Lopez ainda afirma que esses são animais reproduzem muito do que aprendem no cotidiano. "O cão imita muito o comportamento do tutor. E alguns deles têm uma fisiologia que permite essas imitações. Hoje em dia, há cães e gatos que até falam", fala, lembrando o caso de um gato que viralizou na internet porque parecia falar "mamãe".

Ele também fala sobre as diversas formas como os cachorros demonstram felicidade. Abanar o rabo, rebolar, pular nos tutores e bocejar são algumas dessas maneiras. 

Publicidade

"O cão, quando está feliz, às vezes por demasiado, nos momentos em que o tutor vai levá-lo para passear, por exemplo, ele boceja. Isso, na verdade, nada mais é do que um espasmo de felicidade e riso dos cães."

E exemplifica: "Principalmente quando ele faz alguma coisa errada e o tutor o surpreende. O golden retriever tem muito isso. Existem muitos cães dessa raça que dão essa risada. Eles abaixam a cabeça e levantam os dentes".

Publicidade

Por fim, o adestrador alerta sobre uma confusão que pode ocorrer sobre o sorriso dos cães.

"Às vezes, tem alguns cães que fazem isso, mas é um princípio de rosnado. Eles levantam os dentes em uma situação de estresse, em uma situação de agressividade. Não pode confundir, tem que analisar bem a situação."

Beijos, roupas, acessórios e mais: 7 coisas que os humanos fazem e os cachorros detestam

*Sob a supervisão de Vivian Masutti

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.