Cães podem farejar o estresse pelo hálito e suor do dono
Experimento demonstrou que os cachorros conseguem 'sentir o cheiro' e reconhecer emoções humanas
RPet|Do R7

Um estudo realizado por pesquisadores da Queen's University Belfast, na Irlanda, comprova que cães podem farejar o estresse pelo hálito ou pelo suor do dono. A pesquisa foi publicada na revista científica Plos One.
Pesquisas anteriores já tinham provado que os cachorros podiam perceber quando os donos estavam estressados. A novidade desse estudo é que os cientistas conseguiram, por meio de testes, comprovar que os cães reconhecem o odor.
O estudo testou se os odores de linha de base e de estresse eram distinguíveis para cães, usando um procedimento de escolha forçada duplo-cego, de duas fases e três opções. Amostras combinadas de respiração e suor foram obtidas dos participantes no início e após uma tarefa indutora de estresse.
Quatro cães identificaram com sucesso as amostras de estresse. Segundo o texto publicado na revista científica, "os resultados indicam que os processos fisiológicos associados a uma resposta de estresse psicológico agudo produzem alterações nos compostos orgânicos voláteis emanados da respiração e/ou suor detectáveis pelos cães. Esses resultados aumentam nossa compreensão das relações humano-cão e podem ter aplicações para cães de serviço de suporte emocional e transtorno de estresse pós-traumático".
Os cães percebem o mundo por meio do olfato — eles possuem 220 milhões de células detectoras de odor, enquanto nos humanos são cerca de 50 milhões. Por meio do faro, os cachorros podem rastrear objetos, explosivos, drogas, Covid-19 e até emoções humanas.
No Dia Mundial do Cachorro, celebrado nesta sexta-feira (26), o R7 entrevistou médicas-veterinárias especializadas em cuidado animal para listar as dez raças caninas que são ideais para pessoas idosas. De acordo com as profissionais, as de pequeno port...
No Dia Mundial do Cachorro, celebrado nesta sexta-feira (26), o R7 entrevistou médicas-veterinárias especializadas em cuidado animal para listar as dez raças caninas que são ideais para pessoas idosas. De acordo com as profissionais, as de pequeno porte são mais indicadas para esse perfil de tutor. Confira as sugestões *Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques