Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet
Publicidade

Conheça as plantas proibidas para gatos e cachorros e saiba como proteger seu pet

Azaleia, copo de leite, lírio são alguns exemplos de flores tóxicas para os animais

RPet|Do R7

Plantas como a azaleia podem matar animais domésticos
Plantas como a azaleia podem matar animais domésticos Plantas como a azaleia podem matar animais domésticos

Em casa onde tem pet, principalmente cachorros e gatos, algumas plantas não entram. Flores aparentemente inofensivas como azaleia, copo de leite ou lírio são tóxicas para os animais e podem levar à morte.

"Os animais comem plantas por indisposição, gases e até por brincadeira, mas algumas plantas podem ser tóxicas principalmente para cachorros e gatos e são a causa de muitos acidentes em clínicas e hospitais veterinários", explica Luciana Ariolli.

Além dos jardins ou plantas da casa, os tutores devem ficar atentos quando saem para passear com os animais, principalmente sem a guia em áreas com muito verde porque é possível que tenham plantas tóxicas nesses lugares.

"Existe um grupo de plantas com uma substância chamada oxalato de cálcio que são tóxicas aos animais", destaca Ingrid Prusch. "A azaleia pode desencadear alterações cardíacas e nervosas, a comigo-ninguém-pode só de tocar nela já causa queimaduras e se encostar no olho pode levar à cegueira e se ingerido leva a morte, por fechar as vias respiratórias e o pet morre por asfixia."

Publicidade

Segundo as especialistas, não existe um sintoma único de intoxicação: salivação excessiva, afta na língua e gengiva, dor para comer, rosto inchado, tremores, convulsão, arritmia, amarelados, entre outros e por essa razão, qual alteração é melhor levar ao veterinário e dizer quais plantas têm em casa.

"Quando o tutor chega em casa e vê que tem uma planta roída, a primeira ação que deve ser feita é entrar em contato com CTI (Centro de Informações Toxicológicas) e pode descrever a planta que foi ingerida pelo seu animal de estimação ou mesmo enviar foto para que eles possam enviar um relatório da gravidade da intoxicação", orienta a veterinária Juliana Andrade, professora de Clínica Médica de Pequenos Animais e Fisiologia Veterinária I no curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG.

Publicidade

O professor Matheus Ordonez, coordenador do curso de Medicina Veterinária e da Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera, orienta que em caso de intoxicação do pet, o tutor não deve dar leite, nem provocar vômito. "Importante buscar ajuda o mais rápido possível."

No caso dos animais que costumam comer plantas, o ideal é comprar em lojas especializadas grama de trigo, que é inofensiva.

Publicidade

Veja algumas plantas proibidas para os animais:

- Comigo ninguém pode

- Azaleia

- Costela de adao

-Jiboia

- Espada de São Jorge

- Filodendro

- Copo de leite

- Primavera

- Espirradeira

- Lírio

- Hortênsia

- Coroa de Cristo

- Mamona

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.