Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Devemos vestir os cães no frio? Veterinários alertam quais raças não podem usar roupas

De acordo com especialistas, nem todos os cachorros precisam ser agasalhados nas baixas temperaturas

RPet|André Barbeiro*, do R7

Cachorros de roupa
Cachorros de roupa Cachorros de roupa

O frio chegou, e os humanos já tiraram os casacos do fundo do guarda-roupa. Mas será que os pets também precisam de uma "cobertura extra" para sobreviver às baixas temperaturas e não ficarem doentes, por exemplo? Patricia Pimentel, veterinária do Citta Vet, explica que muitas vezes o uso é necessário. "Em lugares realmente frios, eles precisam desse suporte", afirma.

A profissional conta que animais pequenos, principalmente os de pelo curto, sentem mais frio, e as roupas ajudam esses cães a terem maior conforto. Ela cita três raças como exemplo: chihuahua, pinscher e dachshund, mais conhecido como "salsicha".

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A veterinária Nicole Roth Fernández, da Clínica Vet Quality, afirma também que o uso desses trajes pode ser indicado para cães idosos. "A termorregulação de cachorros mais velhos pode estar comprometida", explica.

Quais raças não devem usar?

Roupas para pet
Roupas para pet Roupas para pet

O veterinário André Nunes de Souza complementa e detalha as raças que não devem, de forma nenhuma, utilizar essas vestimentas. "Todos os cães que são provenientes de lugares frios, como rottweiler, spitz alemão, husky siberiano, chow-chow, samoieda, não são indicados para usar roupa."

Publicidade

Samanta Rios Melo, veterinária e sócia-proprietária da clínica Amo Pata, ressalta um importante cuidado que os tutores devem tomar: "Contraindicamos o uso de roupinhas em animais alérgicos, pois os tecidos sintéticos podem causar irritação e coceira", afirma.

Quais tecidos devem ser usados?

Os especialistas concordam que o algodão é o melhor tecido para as roupas dos pets. "Não fica tão úmido e é possível ter um controle térmico melhor", diz André. O profissional ainda avisa que tecidos sintéticos e couro devem ser evitados, porque deixam o animal úmido, o que pode ajudar na proliferação de bactérias no corpo do bicho.

Publicidade

"Mas é importante não deixá-los direto de roupa, pois isso pode levar a algum tipo de alergia e/ou eczema", alerta Patricia.

Pós-operatório

Patricia diz que as roupas são uma opção valiosa para os pets em pós-operatório. "Quando os cães e gatos passam por um procedimento cirúrgico, eles usam roupa adequada, e isso evita que acessem a incisão e/ou lesão e, portanto, protege os pontos e promove a correta cicatrização."

Publicidade

Por fim, Samanta ainda diz que é importante entender se o animal gosta ou não de usar roupas e sugere que, sempre que houver dúvidas, o tutor consulte um veterinário.

Pets também usam acessórios? Sete peças que os cães influenciadores adoram vestir

* Sob supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.