Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia Internacional do Gato: saiba a origem da data e indicações de onde adotar um felino

Os bichanos têm sido a escolha de muitos tutores por sua independência e capacidade de adaptação

RPet|André Barbeiro*, do R7

Dia internacional do gato: saiba onde adotar o seu felino
Dia internacional do gato: saiba onde adotar o seu felino Dia internacional do gato: saiba onde adotar o seu felino

O Dia Internacional do Gato, comemorado nesta terça-feira (8), foi criado em 2002, pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (International Fund of Animal Welfare), visando incentivar a adoção e conscientizar as pessoas sobre as particularidades dos felinos. Em conversa com o RPet, o veterinário André Lee Citti conta que o número de pessoas que optam por ter um bichano em casa está aumentando ao longo dos anos.

"Os humanos têm optado por esse tipo de tutela porque esses animais são mais fáceis de conviver e se adaptarem em pequenos espaços. Os felinos podem ficar um final de semana inteiro em casa sozinhos. Por serem mais independentes, eles não têm aquela carência que os cachorros têm, por exemplo", explica.

O veterinário também comenta que, devido a crenças e mitos do imaginário comum, os gatos sofrem muito com violências e maus-tratos no cotidiano. "O problema é que ainda há muito preconceito", ressalta.

Cuidado com a alimentação do animal

Lee Citti indica que o tutor de um felino precisa ter em mente que a alimentação dele é restritamente carnívora. "Ele tem que ter proteína de alta qualidade, valor biológico e digestibilidade", ensina.

Publicidade

O veterinário chama atenção para quem quer que o gato seja vegano ou vegetariano. "Isso o mataria. Ele pode comer frutas e vegetais, mas sua alimentação é feita com proteína, ou seja, carne."

Onde adotar?

Para estimular quem sonha em adotar um gato, Lee Citti elenca algumas instituições. Veja abaixo onde é possível encontrar um felino que esteja precisando de um lar:

Publicidade

Instituto Eu sou o Bicho

A organização, criada em março de 2015, está localizada no bairro Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, e promove diversos eventos de adoção, mas também é possível virar tutor por meio do site da fundação. 

Publicidade

Catland

Pelo site estão disponíveis todas as informações para realizar uma adoção responsável. Fundada em 2012, a ONG (Organização Não Governamental) promove algumas palestras e festas para garantir a tutela responsável. 

Publicidade

União Internacional Protetora de Animais (UIPA)

Uma das instituições mais antigas, a UIPA foi fundada em 1895 e está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, Zona Norte de São Paulo. Para incentivar a adoção, ela oferece serviço veterinário gratuito por 60 dias após o felino conseguir um lar.

Adote um Gatinho

A ONG, que completa 20 anos, exige que os futuros tutores cumpram os requisitos para uma adoção responsável, como as orientações de segurança tanto para casa, quanto para apartamentos. Ainda é possível ver as características dos bichanos que estão na instituição a espera de um lar.

Milionários, estilosos e até mal-humorados: os gatos mais famosos do mundo na web

*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.