Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet
Publicidade

Especialistas dão dicas de como manter a saúde de cães idosos durante o inverno

A estação mais fria do ano chegou na quarta-feira (21) e os tutores estão preocupados com os pets de idade avançada

RPet|Do R7


Cachorro deitado usando cobertor
Cachorro deitado usando cobertor

O inverno chegou na última quarta-feira (21) e os tutores já estão preocupados com a saúde de seus pets idosos. Quando os cães envelhecem, perdem massa muscular e gordura, o que os faz sentir mais frio. A dra. Tatiana Mariani e o dr. Marcelo Quinzani, veterinários da rede de hospitais Pet Care, enumeram algumas dicas de como proteger o seu animal para que ele fique saudável e confortável no frio.

Em primeiro lugar, Marcelo diz que é importante fornecer um ambiente protegido do ar gelado. "Providencie um cantinho para o cachorro, com uma caminha e cobertores, em sua casa. Se o seu pet mora em um ambiente externo, uma casinha ajudará a protegê-lo do vento e da chuva. Forre a casinha com cobertas e, nos dias mais frios, coloque uma roupinha nele, se ele permitir."

Atenção às dores articulares

A dra. Tatiana explica que, com o passar dos anos, os cães ficam mais propensos a sofrer de doenças articulares, como artrite e artrose, por conta do desgaste natural das cartilagens, e detalha que esses problemas aparecem mais cedo nos cachorros de porte médio ou grande, ou obesos, e só mais tarde nos pequenos, quando estão próximos aos 10 anos de vida. "Durante o inverno, o frio pode agravar a dor e a rigidez nas articulações, dificultando a mobilidade e o bem-estar do seu filho de quatro patas", explica.

"Você vai notar que seu pet está com dor se ele mancar, tiver dificuldade para se levantar, caminhar ou subir em alguns locais. Ele também pode ter dificuldade para abaixar a cabeça para comer ou beber água, tremer e, em casos de dores agudas, ficar parado e ofegante", diz.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A veterinária indica que o tutor compre comedouros e bebedouros elevados, para que o cão de mais idade não tenha que se abaixar para beber ou comer. Além disso, Tatiana fala que escadas e rampas podem ser aliadas, para que ele suba e desça mais facilmente dos lugares. 

"Se o seu cão idoso sofre com dores articulares, consulte um veterinário. Hoje existem medicações que aliviam o desconforto e devolvem a qualidade de vida ao seu pet", alerta.

Publicidade

Os cães mais velhos também tendem a preferir menos atividade física, por conta das dores nas articulações, durante o inverno. "É importante que se movimentem, mas de maneira moderada. Uma dica é caminhar mais vezes durante o dia, mas fazer passeios mais curtos", ensina Tatiana.

Banho, atividade física e hospital

Marcelo afirma que no inverno não é necessário dar muitos banhos em cães idosos . "[É possível] espaçar os banhos e escolher os dias menos frios para levá-lo ao pet shop." 

Cachorro usando
roupa
Cachorro usando roupa

O veterinário diz ainda que é importante atentar às vacinas, inclusive as contra a gripe canina. "Se notar sinais de problemas respiratórios, como tosse persistente, espirros ou dificuldade para respirar, consulte imediatamente o veterinário. No inverno também aumentam os casos de bronquite e pneumonia", instrui.

"Durante o inverno é ainda mais importante agendar um check-up, considerando que nessa época são comuns os problemas respiratórios. A prevenção é sempre melhor do que o tratamento", complementa.

As roupas podem ser grandes aliadas para esquentar os cães com idade avançada. "É importante lembrar que a roupa não deve limitar os movimentos do seu cão. Ele deve ser capaz de se movimentar livremente, andar, correr e saltar sem restrições", diz Marcelo.

O veterinário ainda esclarece que, quando estão com frio, os cães tendem a ficar encolhidos e a escolher lugares quentes para deitar, como ao sol ou sob as cobertas. Ele também comenta que, se na casa houver mais de um cachorro, o provável é que eles queiram dormir juntos.

Pets também usam acessórios? Sete peças que os cães influenciadores adoram vestir

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.