Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet
Publicidade

Especialistas explicam como identificar se um cão vira-lata vai crescer muito

Existem métodos que vão além de prestar atenção nos pais do cachorro que podem auxiliar os tutores 

RPet|André Barbeiro*, do R7

Especialistas dizem que é possível identificar o tamanho aproximado de um cão 'vira-lata'
Especialistas dizem que é possível identificar o tamanho aproximado de um cão 'vira-lata' Especialistas dizem que é possível identificar o tamanho aproximado de um cão 'vira-lata'

Uma das maiores preocupações para quem adota cachorros sem raça definida (SRD) é o tamanho que eles podem alcançar, já que isso interfere nos custos a médio e longo prazo. Na web, circulam muitos vídeos de tutores que se surpreenderam com quanto seus pets cresceram. Mas para tranquilizar quem sonha em ter um vira-lata, é possível, sim, ter uma noção de como esses animais vão ficar.

Segundo Esther Halfon, veterinária integrativa, é mais fácil ter essa ideia com cães de raça, porém não é completamente impossível chegar perto de uma resposta efetiva. "Observe o tamanho do filhote", aconselha.

"No entanto, é interessante lembrar que a genética materna ou paterna não é o único fator que influencia o tamanho do cão. Aspectos nutricionais, quem são seus avós e como estão seus hormônios, por exemplo, também são fatores importantes a considerar," explica.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

A veterinária integrativa sugere uma "média para ter ideia do porte do animal". "Cachorros de porte pequeno, geralmente, atingem a altura máxima entre os 6 e os 8 meses de vida, os de porte médio alcançam entre os 8 e os 12, e os de porte grande chegam entre os 12 e os 18," afirma.

Por outro lado, Livia Romeiro, veterinária especializada em linha de cuidado, conta uma forma mais exata de responder "a essa pergunta de milhões". "A única forma real é por meio de uma radiografia óssea. Porque o osso vai mineralizando, é como se ele nascesse em pedaços e fosse crescendo", afirma.

Publicidade
Olhar o tamanho da pata não é um método efetivo para saber se o animal crescerá
Olhar o tamanho da pata não é um método efetivo para saber se o animal crescerá Olhar o tamanho da pata não é um método efetivo para saber se o animal crescerá

"Esse período tem um limite, que é entre os 10 e os 15 meses de vida. Se você adota um cachorro de um abrigo, que você não conhece a procedência nem tem noção de quem são os pais, uma forma de identificar é pela dentição; será preciso ver se os dentes ainda são pequenos ou se já estão maiores," continua.

Ela ensina que a troca de dentes acontece até os 5 meses de vida; assim, analisando-os, é possível ter uma ideia da idade do animal. Ou seja, se eles forem pequenos ainda, o cão pode dobrar ou triplicar de tamanho. Porém, se já estiverem grandes, significa que o crescimento parou, e o cão terá o porte parecido com o que está.

Por fim, Livia desmistifica a crença de que uma forma de saber se o cachorro terá ou não grande porte é analisar o tamanho das patas. "Isso não é regra nem fato! Se pensarmos em um buldogue inglês, ele tem as patas enormes, mas é um cão pequeno," finaliza.

VEJA MAIS: Conheça Tofu, o cachorro que já visitou 16 países e fez 42 voos

*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.