Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet
Publicidade

Conversar com pets contribui para a inteligência emocional dos humanos, aponta estudo

Pesquisa mostra ainda que os animais domésticos também são beneficiados com a interação próxima com seus tutores

RPet|Do R7


Estudo aponta que conversar com animais traz inteligência emocional para os humanos e beneficia os pets
Estudo aponta que conversar com animais traz inteligência emocional para os humanos e beneficia os pets

Todo tutor de pet, em algum momento, já conversou com seu bichinho como se ele fosse humano, para desabafar ou apenas para contar como foi o dia. Mesmo sabendo que o animal não vai responder, a prática é bem comum e já possui até aval da ciência. Um estudo apontou que essa comunicação contribui para a inteligência emocional e a autoexpressão das pessoas, além de também fazer bem para o bicho.

Segundo o portal Clarín, Nicholas Epley, professor de ciências do comportamento da Universidade de Chicago, estudou o antropomorfismo, que basicamente é a atribuição de características e qualidades humanas aos pets.

Ele escreveu em seu livro, intitulado Mindwise, que conversar com cães como se eles fossem pessoas torna a espécie humana mais inteligente. Epley explicou que o cérebro humano tem a tendência de se comunicar, principalmente, devido à empatia e à necessidade de gerar vínculos.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Mesmo que os cachorros não saibam falar, eles têm uma forma própria de responder. Segundo o especialista, a relação estabelecida entre tutores e pets é de amor e carinho. E são justamente esses sentimentos que fazem as pessoas se comunicarem com seus bichos.

Publicidade

Os benefícios não são apenas dos humanos. Epley afirma que os cães também ganham com esse tipo de relação, que pode prevenir estresse, ansiedade e até problemas de comportamento.

Não é cientificamente provado que os cachorros conseguem entender tudo o que as pessoas falam, mas a evolução da espécie canina permitiu que esses bichos processem a forma como os humanos se comunicam e entendam palavras e gestos.

Beijos, roupas, acessórios e mais: 7 coisas que os humanos fazem e os cachorros detestam

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.