Pandas são carnívoros? Entenda o que pode estar na dieta desse animal
Especialista explica que o bicho come insetos, ovos e pequenos roedores, mas não abandona o bambu
RPet|André Barbeiro*, do R7
O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca), popularmente chamado de urso panda, pertence à classe Mammalia, de ordem Carnivora, que consome material de origem animal, e família Ursidae. Contudo, este bicho é conhecido como herbívoro, ou seja, que se alimenta de vegetais, como folhagens, plantas e flores. Por conta disso, o RPet conversou com Vitor Filiputti, professor, biólogo e administrador do canal Pido Biologia, que esclarece qual o verdadeiro tipo de dieta que este animal tem.
O especialista conta que os pandas, assim como os humanos, são onívoros, ou seja, comem alimentos de origem vegetal e animal, mas detalha que a dosagem não é balanceada igualmente.
"99% do que comem é de origem vegetal, mais especificamente o bambu, podendo se alimentar de cerca de 30 espécies da planta. Apenas 1% de sua dieta corresponde a alimentos de origem animal, como insetos, ovos e pequenos roedores", afirma.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Filiputti explica que isso acontece porque o bambu não oferece todos os nutrientes que o animal precisa e ainda fala que é uma planta de "difícil digestão" para os pandas. "Isso faz com que, vez ou outra, ele tenha que complementar a necessidade proteica do organismo."
Seis dedos, sendo um em forma de gancho
"A mudança da dieta majoritariamente carnívora para uma quase que totalmente herbívora passa também pela constituição anatômica do panda", segundo Filiputti. Ele diz que esses animais apresentam seis dedos, sendo um deles um polegar curto em forma de gancho, que é "ideal para agarrar e desfolhar as hastes de bambu", o qual era uma grande dúvida para a comunidade científica até 2022, quando foi publicada a descoberta de um fóssil de um antecessor da espécie.
"No ancestral, chamado de Ailurarctus, esse dedo extra era mais logo que o presente nos 'pandas modernos' e, provavelmente, diminuiu de tamanho para ele se alimentar com eficiência e se locomover. Certamente, o dedo mais longo dificultava a locomoção e a sustentação do peso corporal, o que tornava a vida do animal mais difícil", comenta.
Originários da região sul e leste da China, onde são encontradas as florestas de bambu, os pandas já foram carnívoros e mudaram seus hábitos alimentares, por conta da disponibilidade de comida. "No verão, tendem a se alimentar nas partes mais altas das montanhas, até 3000 metros de altitude, e no inverno, descem para se alimentar nas partes mais baixas."
15 horas por dia comendo
Filiputti conta que os pandas passam até 15 horas do dia comendo e o restante dormindo. "Isso pode chegar a valores entre 12 e 40 kg de bambu diariamente. Essa abundância se explica pelo próprio tamanho do animal e pela constituição da planta."
Além disso, esses animais podem pesar 115kg, segundo o biólogo. "Cerca de 55% do que ele come vira fezes e não é absorvido como nutriente. Então, para sustentar um organismo tão grande, a quantidade diária ingerida deve ser proporcional", complementa.
Tudo isso pode variar dependendo da estação do ano. "Os pandas selecionam sempre a parte mais nutritiva da época para ingerir, variando entre caules, brotos e folhas", conclui Filiputti.
Atenção, fotos fofas: bebê panda peludo e cego conhece o público antes de 'colar' na mãe para comer
*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna