Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ronco de cachorros: entenda os principais motivos e como tratar 

Conceição Henrique, veterinária da Ampara Animal, diz que cães braquicefálicos têm predisposição a fazer barulhos durante a noite

RPet|André Barbeiro*, do R7

Buldogue francês
Buldogue francês Buldogue francês

Assim como os humanos, existem alguns cachorros que roncam. Contudo, isso pode indicar problemas de saúde e até a necessidade de cirurgias. Por isso, o RPet conversou com Conceição Henrique, veterinária técnica da ONG Ampara Animal, que explica o porquê de cães roncarem e comenta alguns pontos importantes aos quais os tutores devem prestar atenção. 

A especialista conta que os cães braquicefálicos — ou seja, aqueles que têm o focinho mais achatado — têm certa predisposição a roncar. "Anatomicamente, eles roncam, porque não têm o prolongamento das conchas nasais para que o ar passe tranquilamente. Então, as narinas são tão fechadas que o ar passa fazendo barulho."

Ela afirma que esses cães também fazem barulho quando dormem por conta do alongamento do palato mole, mais conhecido como céu da boca, que cobre a passagem de ar. "Faz aquele barulho de ronco conforme respira, porque aquilo está tão fechado que o ar não entra naturalmente", ensina.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

A médica ainda comenta que é possível corrigir esse problema por meio de cirurgias no céu da boca e nas narinas, mas isso tem de ser avaliado pelo veterinário do animal.

Publicidade

Obesidade, alergias e medicações também podem provocar o ronco

Conceição diz que a obesidade em cães pode provocar dificuldades respiratórias significativas, como acontece com os humanos.

Buldogue francês deitado
Buldogue francês deitado Buldogue francês deitado

"Eles têm a tendência de desenvolver estenose, que é o estreitamento da passagem de ar devido ao acúmulo de gordura. Isso leva o animal a respirar, principalmente, pela boca. Como resultado, qualquer dificuldade respiratória pode causar cansaço e produzir sons mais altos", diz.

Publicidade

Ela explica que bichos com alergias crônicas tendem a ter o nariz inflamado e inchado, o que causa obstrução. "Esses animais podem espirrar e ter problemas respiratórios, mas, felizmente, essas condições também podem ser tratadas."

Além disso, os cães que tomam remédio e ficam sonolentos e mais relaxados também tendem a fazer barulho enquanto dormem, afirma a veterinária.

Posição em que dorme

Por fim, Conceição comenta que a forma como o cachorro adormece pode ser uma justificativa para ele roncar. "Às vezes, é só mudar o cão de posição, ou colocar um travesseiro, que já melhora a respiração", diz.

"Os cachorros não diferem muito do ser humano em alguns motivos de ronco. Mas todos devem ser avaliados por um veterinário", completa.

Concurso elege o cão mais feio do mundo; saiba quem foi o vencedor

* Sob supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.