Rio inicia campanha de vacinação contra a raiva: 'doença não tem cura', diz especialista
São mais de 135 postos de vacinação neste primeiro dia da campanha em bairros da zona sul, centro, zona norte e na Ilha do Governador
RPet|Da Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa), iniciou neste sábado (27) a primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos.
São mais de 135 postos de vacinação neste primeiro dia da campanha em bairros da zona sul, centro, zona norte e na Ilha do Governador. Outras regiões do Rio serão atendidas nas etapas seguintes.
Leia também
“Leve seu animal, filhote, a partir de três meses, e os [animais] adultos, se estiverem saudáveis. A raiva é uma doença que não tem cura. A vacinação é a prevenção”, disse a presidente do Ivisa, Aline Borges.
Causa e efeito
Causada por um vírus, a raiva é uma zoonose que pode acometer diversos mamíferos, mas as principais espécies envolvidas no ciclo da doença são cães, gatos, morcegos, raposa, cachorro-do-mato e saguis. Ela é transmitida ao homem por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordida, arranhão ou lambida. A doença é quase sempre fatal e se caracteriza por uma encefalite progressiva, levando à inflamação do cérebro.
No fim de julho, um adolescente do sexo masculino que havia contraído raiva no Distrito Federal não resistiu à doença e morreu.
No Dia Mundial do Cachorro, celebrado nesta sexta-feira (26), o R7 entrevistou médicas-veterinárias especializadas em cuidado animal para listar as dez raças caninas que são ideais para pessoas idosas. De acordo com as profissionais, as de pequeno port...
No Dia Mundial do Cachorro, celebrado nesta sexta-feira (26), o R7 entrevistou médicas-veterinárias especializadas em cuidado animal para listar as dez raças caninas que são ideais para pessoas idosas. De acordo com as profissionais, as de pequeno porte são mais indicadas para esse perfil de tutor. Confira as sugestões *Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques