Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet
Publicidade

Saiba como ensinar o cão a fazer suas necessidades no lugar certo

Para conseguir um bom resultado, especialistas utilizam diversos métodos que adestram o cachorro

RPet|André Barbeiro*, do R7

Saiba como ensinar os cães a fazer suas necessidades no lugar correto
Saiba como ensinar os cães a fazer suas necessidades no lugar correto Saiba como ensinar os cães a fazer suas necessidades no lugar correto

Uma das grandes dúvidas dos "pais de pet" é como ensinar os seus cachorros a fazer suas necessidades no lugar correto. Para isso, os especialistas usam diversos métodos de adestramento animal. Em conversa com o RPet, eles elencam algumas dessas técnicas e indicam um passo a passo que podem ajudar aos tutores a conseguirem instruir seus cães a usarem o banheiro no local certo.

Fernando Lopes, comportamentalista e adestrador animal, afirma que a primeira dica é manter o "banheiro" do pet longe de onde ele come e bebe água. "Muita gente, principalmente quem mora em apartamento, comete este erro. Quanto mais longe puder deixar, é melhor, a possibilidade de acerto será muito maior."

O adestrador indica ainda que se o cão errar o lugar nas primeiras vezes, a repreensão não é o caminho mais efetivo. "Não brigue com ele, não faça menção, não deixe ele perceber que você se incomodou com o que foi feito", aconselha.

"No local que ele fez errado, passe produtos de limpeza e borrife uma mistura de vinagre branco e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Isso funcionará como um 'não pode' natural, não causa problemas ao cão e será como se você estivesse marcando seu território. Mas é lógico, terá que fazer isso inúmeras vezes", continua. 

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Vinícius Leandro, comportamentalista animal e administrador da página Herói do Pet, conta que os cães têm o costume de fazer as necessidades pouco tempo após terminar de comer. "Uma rotina bem estruturada irá facilitar no momento de conduzi-lo ao local correto, então, estipule horários fixos para refeição, porque há um pequeno intervalo para que o animal vá fazer as necessidades", diz.

Ele comenta também que limitar as áreas que são indesejadas neste intervalo também é um meio interessante, porque o tutor poderá direcionar o bicho para o lugar propício. "É legal também preparar o lugar de forma que tenha espaço e conforto suficiente para que o cachorro faça sem esbarrar ou se incomodar com algum obstáculo", completa. 

Publicidade

Os dois comportamentalistas destacam, por fim, que um tipo de premiação para o cão ajudará. "Quando eles acertarem, nem precisa ser exatamente no lugar certo, pode ser só próximo, vale dar um petisco para ele. Fazer um agrado. Esse é o maior reforço positivo para que ele tenha mais acertos", ensina Lopes.

Tapete higiênico, britas, grama sintética e mais: 7 sugestões de banheiros para cachorros

*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.