Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet
Publicidade

Dachshund: saiba tudo sobre os cachorros da raça, também conhecidos como 'salsichas'

Por terem o corpo longo, os especialistas destacam os cuidados com a coluna e sobrepeso

RPet|Thaís Sant'Anna, do R7


Os cachorros da raça dachshund, também conhecidos como 'salsichas'
Os cachorros da raça dachshund, também conhecidos como 'salsichas'

Corajosos, protetores e muito afetivos. Essas são algumas das características dos cachorros da raça dachshund, conhecidos — e muito amados — no Brasil como os famosos ‘salsichas’. Originários da Alemanha, apesar de serem cães de caça pela essência — devido ao corpo longo, conseguem alcançar tocas e troncos de árvore — são muito carinhosos com os tutores. “Essa é a característica mais legal, inclusive”, relata Fernando Lopes, especialista em comportamento canino, ao RPet.

O especialista ainda destaca a inteligência desses pets. “Possuem uma assepsia diferente dos outros cães, aprendem muito rápido a questão de onde fazer as necessidades no lugar certo”, diz.

Os ‘salsichas’ são divididos em três tamanhos. O standart, ou grande, que é o mais comum; o miniatura, que é o médio; e o kaninchen, que é o pequeno. A variedade de cores é impressionante. "Tem os de pelo curto e os de pelo longo, que podem ter cores como preto, preto e canela, chocolate e castanho, marrom e bege, azul e bronze, creme, castanho e vermelho", lista o veterinário André Nunes.

Protetores e destemidos

Segundo Lopes, é importante socializar os dachshunds desde os primeiros meses de vida. "Por terem essa coisa de proteger a casa, outros cães que moram com eles, os humanos, é importante socializá-los com pessoas e outros cachorros", explica.

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

Como eram usados em sua origem para caça, são bem destemidos. "E muito enérgicos, se não forem bem manejados comportamentalmente, podem se tornar reativos", acrescenta Nunes.

Cuidados com a coluna

Os dachshunds são bem protetores com sua família
Os dachshunds são bem protetores com sua família

Por terem o corpo longo, os dachshunds necessitam de muitos cuidados com a coluna. "Uma das primeiras coisas que o tutor deve fazer, após a adoção, é colocar degraus para os cachorros subirem nos sofáse camas. Além de ter atenção com os pulos e saltos. Provavelmente, no final de vida deles, 90% vai ter um ou outro problema de coluna. Mas quanto mais se precaver com essa questão, melhor", ensina Lopes.

O sobrepeso também é algo que se deve ter atenção. “Pode causar problemas como hérnia de disco na coluna”, diz Nunes. “Sua pele costuma ser bem sensível, sendo importante o uso de alimentação balanceada e atividades físicas”, completa. “É um cão que aguenta caminhadas, trilhas, que gosta de nadar. Mas tem que tomar bastante cuidado com a coluna vertebral”, avisa Lopes.

Tomando as devidas precauções e com acompanhamento veterinário, a expectativa de vida é de 14 a 16 anos. “Vivem bastante. Eu conheço um de 23 anos”, conta o comportamentalista.

VEJA TAMBÉM: Conheça Tofu, o cachorro que já visitou 16 países e fez 42 voos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.