Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RPet

Símbolo natalino: conheça seis curiosidades sobre as renas 

Animais conhecidos por puxarem o trenó do papai Noel é resultado de uma campanha de publicitária criada na década de 1920

RPet|Do R7

Renas fêmeas também possuem chifres diferentes de outras espécies
Renas fêmeas também possuem chifres diferentes de outras espécies

Conhecidas por puxarem o trenó do papai noel, as renas são animais grandes e com chifres que chamam a atenção. Na tradição natalina, elas têm o poder de voar e ajudam o bom velhinho a distribuír os presentes para as crianças que foram obedientes e cumpriram com todas as tarefas ao longo do ano. Veja alguma curiosidades sobre esse animais e a ligação com o dia 25 de dezembro: 

1. Onde vivem e o que comem?

As renas são animais encontradas em ambientes mais frios como Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia, Groenlândia e no Norte da Ásia. Elas suportarem bem baixas temperaturas e ajudam nos transportes de mercadorias e pessoas puxando trenós. Tradicionalmente retratadas com o focinho vermelho em filmes e desenhos, o nariz destes animais funcionam como uma espécie de aquecedor que se adapta as baixas temperaturas, seu nome científico é Rangifer tarandus.

As renas são herbívoras, ou seja, só comem plantas. Apesar do porte grande e majestoso, a dieta das renas não inclui outros animais. Quando adultas, podem comer de oito a nove quilos de plantas em um único dia. 


2. Ligação com o Natal 

Dentre todos os símbolos associados ao Natal, a rena é um dos mais famosos, afinal é responsável por puxar o treno do Papai Noel.


A primeira associação da espécie com a data foi feita no texto intitulado: "Um presente de ano novo", de autor desconhecido. O editor revelou que o escritor se baseou nas histórias que ouvia de sua mãe, que abordavam muitos mitos indígenas.

Já a versão que conhecemos atualmente, foi resultado de uma campanha publicitária desenvolvida por Robert L. May. A marca de refrigerantes Coca-cola que ficou famosa na década de 1920 com seus anúncios de feriados com Jolly Old Saint Nick (o Papai Noel da marca) bebendo uma garrafa ds bebida, viu no Natal uma boa oportunidade.


3. As renas do Papai Noel

A Montgomery Ward, uma loja de departamentos de Chicago, observou que poderiam atingir grande potencial com uma boa campanha de Natal para lucrar com as vendas, Robert contratado para criar um personagem que pudesse aparecer em livros de colorir gratuitos distribuídos a crianças, a rena Rudolph caracterizada por seu nariz vermelho e com poemas escritos pela Ward alcançaram sucesso mundial. 

Nas décadas seguintes, o personagem receberia uma música, um filme e inúmeros tipos de mercadorias. No poema de Clement Moore, um escritor inglês do século 19, outras renas também fazem parte do Natal, Rudolph só passou a integrar o grupo, assim contada na lenda, depois que o Papai Noel a viu sozinha com seu nariz vermelho e iluminado em uma noite muito fria. Depois de Rudolph as demais renas do bom velhinho também ganharam um nome:

Espécie foi criada para o frio
Espécie foi criada para o frio

• Corredora - Dasher

• Dançarino - Dancer

• Empinadora Prancer

• Raposa - Vixen

• Cometa - Comet

• Cupido - Cupid

• Trovão -Donner 

• Relâmpago - Blitzen

• Rodolfo - Rudolph

4. Todos têm chifres 

Machos ou fêmeas de rena têm chifres, diferentemente dos veados e cervos, onde a presença da galhada só é encontrada em só um dos gêneros. A diferença é que as renas fêmeas tem chifres menores e mais contidos.

O chifre das renas servem para esses animais se protegerem de predadores. 

Apesar de serem da mesma família veados, cervos e renas tem suas características físicas que os distinguem, como o tamanho do pescoço e das pernas. 

5. Vivem em grupos 

Assim como outros animais, as renas vivem em grupo. Elas podem viver em pequeno rebanhos de apenas 10 animais, mas existem aquelas que vivem com mais de 1 mil indivíduos. Em viagens de longas distâncias, esse número pode superar os 50 mil.

6. Espécie ameaçada de extinção

As renas também estão na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), com forte propensão de seu desaparecimento na natureza.

Esses animais fazem parte dessa categoria, porque a caça é permitida em alguns países, principalmente no norte da Europa. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.