Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viajar com cachorro: dicas para um trajeto tranquilo e seguro em ônibus, avião e carro

Veterinária ensina cuidados que devem ser tomados para que os cães façam o caminho com segurança e conforto

RPet|Do R7

Veja como viajar com seu pet de forma segura
Veja como viajar com seu pet de forma segura Veja como viajar com seu pet de forma segura

Viajar com um cachorro requer muita responsabilidade, planejamento e atenção dos tutores. Seja em transportes coletivos, como avião e ônibus, ou em carros, só com a família, alguns cuidados devem ser tomados para que os cães não passem estresse e, principalmente, façam o trajeto com segurança e conforto.

A veterinária Larissa Mitie, da Vet Quality, diz que a primeira coisa a pensar quando se for levar o pet para passear é em um documento de identificação para ele, como uma coleira ou até mesmo um microchip, por exemplo. "Eles sempre devem estar com uma coleira que contenha o nome dele e o do tutor e números de telefone", orienta.

Em segundo lugar, a veterinária cita os cuidados médicos. "As vacinas nunca podem estar atrasadas, mas a viagem se torna um ótimo momento para colocá-las em dia."

Larissa explica que esse é um método de prevenção. "Não dá para ter certeza do que os tutores e seus animais vão encontrar durante a estadia. Podem passar por animais contaminados com alguma doença ou algum parasita, substâncias tóxicas, pulgas e vermes, por exemplo", alerta.

Publicidade

Viajando de carro

Larissa afirma que para fazer o trajeto de carro é importante que o pet esteja, de alguma forma, habituado. "Para o animal se acostumar com o veículo, o espaço e o cheiro, é interessante que o tutor dê algumas voltas com ele de carro. Assim, fica muito mais fácil controlar a ansiedade, a agitação e o comportamento do cão em um ambiente bem menor do que o de costume", diz.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Ela afirma que uma cadeira e um cinto adaptados para o cão também são importantes nas viagens de carro, assim como fazer pausas frequentes. "Não é bom viajar com o cão ao lado do motorista, nos pés, ou solto nos bancos de trás, nem deixar ele ficar com o rosto ao vento. E é necessário manter fácil acesso a água e petiscos. Fora isso, é preciso parar, respirar um pouco de ar livre e andar para que eles possam fazer as necessidades", ensina.

Publicidade

Como seria de avião ou ônibus?

'Jamais aceite se o animal for transportado em más condições', diz médica
'Jamais aceite se o animal for transportado em más condições', diz médica 'Jamais aceite se o animal for transportado em más condições', diz médica

Para viajar de avião ou de ônibus, é importante que o tutor siga todas as regras exigidas pelas companhias. "Jamais aceite se o animal for transportado em más condições ou qualquer tipo de maus-tratos e insegurança", afirma a veterinária.

"Viagens de avião para pets são proibidas para alguns cães, dependendo da saúde deles; por isso, é importante fazer um check-up e informar um veterinário de confiança."

Publicidade

No caso dos ônibus, ela lembra que é importante manter fácil acesso a água e petiscos.

Como fazer a mala para o seu cachorro?

Larissa diz que, assim como os humanos, os pets também precisam de uma mala bem-feita para realizar uma viagem. Ela afirma que um kit de emergência preparado com o auxílio de um veterinário de confiança pode ajudar bastante. "Remédio de enjoo, de alergia, caso o cão tenha, e medicamentos para cortes são alguns exemplos."

A veterinária lista outros itens: guia de passeio, cama, manta, brinquedos, escova de pelos, garrafinha de água para os passeios, focinheira para os cães grandes e folhas de jornal ou tapete higiênico para o animal fazer as necessidades.

Por fim, a profissional diz que é importante levar comida para o animal em porções separadas em diversos sacos.

Beijos, roupas, acessórios e mais: 7 coisas que os humanos fazem e os cachorros detestam

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.