Brasil no Oscar: Filmes de Wagner Moura e Petra Costa são elegíveis à premiação
Saiba quais longas podem trazer a estatueta para o país.
Vanity Brasil|Do R7

A corrida pelo ouro começou e o Brasil está muito bem representado! A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de produções elegíveis para o Oscar 2026 e, para a nossa alegria, temos dois representantes de peso na disputa.
As produções nacionais oficializadas são o aguardado longa de ficção O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e o documentário impactante Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa. A notícia confirma o excelente momento do nosso cinema, que segue brilhando nos holofotes internacionais.
O Agente Secreto traz ninguém menos que Wagner Moura no papel principal. O ator, que já conquistou Hollywood com atuações em Narcos e Guerra Civil, vive um professor universitário que foge de agentes do governo na Recife dos anos 70. O elenco ainda conta com a talentosa Maria Fernanda Cândido. Já Kleber Mendonça Filho, a mente por trás do sucesso, é o mesmo diretor do aclamado Bacurau, que parou o país e o mundo.
Do outro lado, temos Petra Costa com Apocalipse nos Trópicos. A diretora já é conhecida da Academia, tendo concorrido ao Oscar em 2020 com Democracia em Vertigem. Em seu novo trabalho, ela investiga a profunda influência de líderes evangélicos na política brasileira, um tema quente e super atual que promete dar o que falar lá fora.
Com a elegibilidade confirmada, agora ficamos na torcida para que os membros da Academia selecionem nossos talentos para a lista final de indicados. A cerimônia está marcada para março de 2026 e a gente, claro, já está preparando a pipoca e a torcida organizada!
Siga nosso Instagram @revistavanity @revistavanity
