Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casal cria casinhas de pássaros personalizadas com madeira reaproveitada

Francisco Guetti e Juliana Parra transformaram um hobby em profissão e em um ano e meio já tiraram sete toneladas de lenha que iria para o lixo

Virtz|Karla Dunder, do R7

Casas de pássaros são produzidas conforme a criatividade de cada um
Casas de pássaros são produzidas conforme a criatividade de cada um Casas de pássaros são produzidas conforme a criatividade de cada um

Francisco Guetti e Juliana Parra transformaram um hobby em profissão: hoje, eles produzem casinhas rústicas de pássaros personalizadas e reaproveitando madeira. 

Durante a pandemia, o casal deixou a capital paulista e mudou para Caieiras. Francisco captava recursos para projetos culturais, mas com o isolamento social e as atividades profissionais paralisadas, ele passou a se dedicar ao seu hobby: a marcenaria.

"Tomávamos café da manhã e ficávamos observando os pássaros que visitavam a mexeriqueira e o Francisco decidiu fazer uma casinha para colocar na árvore", conta Juliana. Resultado: mais pássaros vieram. "Passávamos mais tempo tomando café, só admirando os pássaros, era uma sensação diferente, muito boa, e gostaríamos que as pessoas sentissem o mesmo."

Casas tem ninho e comedouro
Casas tem ninho e comedouro Casas tem ninho e comedouro

De acordo com um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, pessoas que vivem em regiões com mais pássaros tendem a sofrer menos de depressão e ansiedade.

Publicidade

"Sempre incentivamos que as pessoas filmem os pássaros e recebemos um relato de uma mulher que estava muito deprimida e hoje se sente muito melhor, esse é um tempo que tiramos de parar um pouco e apenas observar."

As casinhas são produzidas com madeira reaproveitada doadas por uma madeireira. "Em um ano e meio, nós já retiramos sete toneladas e meia de madeira que iria para o lixo e produzimos mais de 800 casinhas, uma diferente da outra." 

Cada casa leva um dia e meio para ser produzida. Elas têm espaço para que os pássaros façam seus ninhos, têm comedouro e galhos para que as aves possam pousar. "Acoplamos um dispositivo NFC com um guia de informações sobre os pássaros e cuidados, unimos o rústico com a tecnologia."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.