Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 VIRTZ
Publicidade

Experimento inédito: árvore tem 'CNPJ' e é dona da própria terra

Obra de arte da 58ª exposição Carnegie International, em Pittsburgh, pode abrir um caminho para a preservação de espécies ameaçadas

Virtz|Do R7

Museu: árvore consegue autonomia jurídica e é proprietária de terra
Museu: árvore consegue autonomia jurídica e é proprietária de terra Museu: árvore consegue autonomia jurídica e é proprietária de terra

Uma obra de arte atrai olhares na 58ª exposição Carnegie International, em Pittsburgh, nos Estados Unidos e pode abrir um caminho para a preservação de espécies ameaçadas: uma árvore autônoma, dona da própria terra e que conta com assessoria jurídica.

Uma muda da goma preta, uma espécie nativa da América do Norte, foi plantada no campus do Community College. A ideia partiu do grupo de artistas alemães do terra0, que pretende criar novos parâmetros para a conservação de árvores e do meio ambiente.

Leia também

O grupo, que participa da exposição, pretende estabelecer meios legais para dar à árvore a propriedade de sua terra. A planta, além de ser autônoma, passaria a ter personalidade jurídica e ser a sua única acionista. A proposta é criar meios e chamar a atenção para a conservação do meio ambiente.

Sob os cuidados do Carnegie Museum of Art, a árvore é mantida a partir da renda obtida da venda de NFT (arte digital criptografada).

O terra0 foi fundado em 2016 e é um grupo de desenvolvedores, teóricos e artistas que exploram a criação de ecossistemas híbridos na tecnosfera. O primeiro trabalho do grupo, o whitepaper terra0 (2016), foi baseado em pesquisas nas áreas de tecnologia DLT, ecologia e economia, propõe ecossistemas tecnologicamente aumentados que são capazes de atuar como agentes por direito próprio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.