Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 VIRTZ
Publicidade

Instituto oferece atividade física virtual a idosos na periferia

Programa Envelhecer Sustentável promove aulas on-line para que os idosos pratiquem atividade física

Virtz|Do R7

ONG Instituto Sempre Movimento oferece atividade física virtual para idosos
ONG Instituto Sempre Movimento oferece atividade física virtual para idosos ONG Instituto Sempre Movimento oferece atividade física virtual para idosos

A pandemia de covid-19 causou uma mudança radical na vida das pessoas. Os idosos estão entre os que correm mais riscos se forem contaminados pelo novo coronavírus, então, a necessidade de isolamento e distanciamento social é ainda mais importante para esse grupo. A consequência disso foi o sedentarismo e o aumento do sentimento de solidão.

Para aliviar essa condição, a ONG (Organização Não Governamental) Instituto Sempre Movimento lançou o programa Envelhecer Sustentável, com foco na saúde para idosos em ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) e comunidades em diversos pontos do país.

O programa leva atividades físicas de forma virtual para esse público e foi lançado em setembro, na Morada São João, no centro da capital paulista, com 210 moradores. A atividade ainda foi transmitida ao vivo para outras comunidades, de outros estados.

"Foi algo histórico e marcante ver como o movimento transpõe limites sociais e estruturais", diz a diretora do instituto, Amanda Costa.

Publicidade

Leia também

A meta do projeto é oferecer as sessões on-line de atividade física de forma continuada para 100 idosos, atendendo pessoas em todo Brasil. A aulas são ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras.

Os idosos foram escolhidos por lideranças das comunidades. Muitos deles já eram atendidos pelo ONG antes da quarentena. Para ingressar no programa, todos passaram por uma avaliação prévia com equipe especializada.

Amanda Costa diz que o programa também vai oferecer palestras educacionais com médicos e professores renomados, visando a qualidade de vida dos idosos. Ela afima ainda que projeto não é uma iniciativa pontual e que o programa de atividades físicas vai continuar mesmo depois que o isolamento social tiver acabado. "Vamos implantar o programa e ele vai permanecer. A ação é sustentada", completa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.