Jovem usa a música para ajudar a mãe com Alzheimer a relembrar momentos em família
"A música fez com que ela acessasse memórias, sensações e emoções que há tempos não acessava", conta Victor Augusto
Virtz|Do R7
Um rapaz de Umuarama, no interior do Paraná, descobriu um jeito 'leve' de cuidar da mãe, que sofre de Alzheimer — doença neurodegenerativa, que leva a uma deterioração progressiva das habilidades cognitivas. Victor Augusto, de 32 anos, é músico e usa canções para ajudar o tratamento de Miriam, de 58, e também fazê-la recordar dos bons momentos ao lado dos filhos e família.
“Meu irmão mais velho (que cuidava da minha mãe até então) pediu a minha ajuda no cuidado em meio a pandemia. Topei o desafio e certa vez levei o violão para cantarmos músicas da época dela. Foi um momento sublime, pois ela já estava bem apática e a música fez com que ela acessasse memórias, sensações e emoções que há tempos não acessava”, contou Victor ao site Razões Para Acreditar.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Pelo Instagram, o músico compartilha os momentos ao lado da mãe e sua rotina. O perfil já tem mais de 118 mil seguidores. Como vivem da aposentadora de Miriam, que não é muito alta, Victor faz bicos e também abriu uma 'vaquinha online', pedindo doações para a compra de medicamentos, fisioterapia e uma cuidadora, quando ele não consegue estar presente.
"Hoje ela tem dificuldades para caminhar, e de se comunicar. Estamos sempre a estimulando com música, conversas, sinais. Vamos em frente, a doença não descansa. O que tiver de acontecer, acontecerá", declarou Victor.
Saiba quais são as 7 profissões mais felizes do mundo, segundo estudo