Marcos Mion conta os desafios de ser pai durante a quarentena
Apresentador conversou com o educador Thiago Queiroz que deu dicas para pais e mães com filhos pequenos em isolamento
Virtz|Do R7
Marcos Mion comentou os desafios de ser pai na quarentena durante a Super Live SOS Famílias do Sertão, transmitida nas redes sociais da Record TV, na noite desta quinta-feira (28). A atração tem como objetivo incentivar doações para a campanha que vai beneficiar famílias do sertão nordestino.
O apresentador conversou como educador parental Thiago Queiroz, criador do site Paizinho, Vírgula! e pai de três filhos, e quis saber dele como foi para ele o processo em adaptar o trabalho em casa a uma rotina com crianças pequenas. "Foi como tirar um curativo de um machucado, de uma hora só. A gente se vê numa posição de que agora a gente tem que dar conta de tudo. E acho que essa é a melhor mensagem que eu posso dar para os pais: é que a gente não vai dar conta de tudo. E está tudo bem não dar conta de tudo", disse.
Mion disse que nesse período de isolamento social, fez questão de não tirar os filhos, Romeo, Stefano e Donatella da rotina. "Exatamente para eles não entenderem isso como férias. Para eles não 'tirarem o pé' da realidade do que está acontecendo no mundo... A gente precisa saber que eles precisam tomar inciativa, serem donos de suas responsabilidades. Aqui em casa, eles são educados, óbvio, mas a questão de lavar as mãos, de passar álcool gel para tudo, para qualquer coisa", exemplificou o apresentador.
Queiroz deu uma dica bacana para Mion, que revelou não estar conseguindo estabelecer uma rotina entre as horas que precisa trabalhar em casa e o tempo de lazer com os filhos. "Tome um café da manhã legal com eles, prepare tudo e, quando chegar a hora de você ter que trabalhar, você tem que dizer: 'olha, filho, agora está na hora do papai trabalhar um pouquinho'. Se a criança já tiver conhecimentos de horas, é sempre bom você dar essa referência: 'olha, quando for 10h, o papai vai fazer uma pausa parar para tomar um café rapidinho. A gente conversa e o papai volta para o trabalho. A gente volta a se ver na hora do almoço e conversa mais'", ensinou. "Fazendo essa quebras, você estabelece esses limites e isso faz com que a criança entenda mais a situação", acrescentou o educador.
Thiago Queiroz mostrou que até um desenho de um semáforo feito no papel e colocado no trinco da maçaneta da porta de seu escritório o ajudou com os filhos na questão da nova rotina.
Durante a transmissão ao vivo, Mion disse que a ideia dele não é afastar os filhos da realidade da pandemia, ainda assim, neste período, contou que criou regras dentro de casa. "Vocês não estão de férias, tem que fazer a lição, sim. Acordam na mesma hora de ir ao colégio. Quando são 8h já estão sentados com seus livros estudando...". E riu, ao dizer que a mulher dele, Suzana Gullo, ficou 'louca' com ele porque Mion também colocou os filhos para malhar. "Eles não estão indo à escola, não correm como quando estão no recreio, não vão a lugar nenhum, é do quarto para sala, da sala para o quarto, então tem que malhar. Tem que ter atividade", contou.
O bate-papo entre os papais encerrou com o educador dando uma dica para os pais que estão passando pela situação. "Tenha essa oportunidade de criar uma vínculo mais próximo com o seu filho, de estar mais perto. Abrace isso com todas as forças. A convivência intensa é muito especial."
A "Super Live SOS Famílias do Sertão" é uma atração solidária com mais de quinze horas de conteúdo ao vivo que contará com a participação do elenco da Record. O objetivo é incentivar doações para a campanha, que beneficiará famílias do Nordeste afetadas pela crise causada pelo coronavírus.
As doações podem ser feitas através de um QR Code que é disponibilizado na tela ou no site da campanha sosfamiliasdosertao.org, apoiada pela Record TV.