Aplicativo de transporte aceita pedidos de corridas via WhatsApp
Parceria da 99 com aplicativo de mensagens permite que os usuários peçam carro sem precisar baixar o app no smartphone
No Corre 99|Renato Fontes, Do R7 Conteúdo e Marca
Engana-se quem pensa que o WhatsApp é útil apenas para a troca de mensagens instantâneas ou chamadas de vídeo. Desde outubro de 2020 é possível pedir corrida de carro da 99 pelo aplicativo de conversa.
De acordo com uma recente pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil. "Quem tem restrições de uso de internet ou pouca memória de celular pode facilmente pedir um carro de aplicativo de maneira simples e rápida", explica a empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana.
Para solicitar uma corrida, o usuário deve adicionar o número oficial da 99, o (11) 99797-9090 na agenda do smartphone e enviar uma mensagem para o contato, que mandará um passo a passo. Por enquanto, o pagamento é aceito apenas em dinheiro, na modalidade 99Pop.
Essa funcionalidade está presente em 15 cidades espalhadas pelo Brasil: Araraquara, São Carlos e Bauru, no interior de São Paulo; Curitiba, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá e Toledo, no estado do Paraná; e em Campina Grande (PB), Maceió (AL), Teresina (PI) e Vitória da Conquista (BA).
Silvana Gomes, 52 anos, atua desde 2017 como motorista parceira da 99 na cidade de São Paulo. Ela aprova mais essa opção. “Facilita para o passageiro, pois a pessoa não vai precisar entrar no aplicativo para chamar a corrida. Assim, teremos uma demanda maior”, afirma Silvana.
Brayan Chudo é morador de São Carlos (232 km de SP), uma das cidades em que o chamado de corrida da 99 por WhatsApp está disponível. O jovem costuma usar o app para chegar ao trabalho. “Essa opção é necessária hoje em dia. Ela veio para ficar”, diz Brayan.
Como pedir um carro da 99 por WhatsApp?
Não é preciso baixar o aplicativo da 99. As corridas só aceitam dinheiro como método de pagamento e a modalidade é a 99Pop. Se você mora em uma das cidades contempladas com essa funcionalidade, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Adicione o contato (11) 99797-9090 em seu smartphone e envie uma mensagem de texto para esse número. É importante atentar para o selo de certificação do perfil (ícone verde logo abaixo da identificação do contato), garantindo que esteja solicitando a corrida pelo número oficial da 99.
2. Em seguida, a tecnologia interage e confirma se o passageiro já tem ou não cadastro na 99. Caso seja o primeiro acesso, o usuário é redirecionado a uma página para informar seus dados, que serão checados.
3. Depois, informe o local de destino e embarque via chat, inserindo o endereço por extenso ou optando por acessar o mapa de localização e compartilhando sua localização fixa. Até aqui é possível confirmar, corrigir ou cancelar a corrida.
4. Confirmada a viagem, o usuário recebe via WhatsApp a previsão de valor da corrida, tempo de espera, nome do motorista e dados do veículo. Quando o trajeto for iniciado, o percurso é monitorado para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto.
5. Ao final da corrida, o cliente recebe no aplicativo de mensagens o valor a ser pago em dinheiro ao motorista parceiro.
Como funciona para o motorista?
Não há grandes alterações para o motorista. Ao final da corrida, o motorista da 99 deverá cobrar o valor que aparece em seu celular. Caso não queira realizar corridas pagas em dinheiro, o profissional poderá desabilitar esse método de pagamento em seu aplicativo.
De acordo com a 99, “as corridas pedidas por WhatsApp contam com funcionalidades de segurança do app do começo ao fim e com investimentos em inteligência artificial para prevenir incidentes antes mesmo que eles aconteçam. Todos os passageiros precisam obrigatoriamente informar o CPF para solicitar uma corrida”, afirma a empresa.
Ainda segundo a empresa, a corrida é monitorada via GPS para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto. “A empresa de transporte por aplicativo ainda conta com seguro contra acidentes pessoais e disponibiliza central de atendimento 24h para situações de emergência”, afirma a 99.