Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Amiga revela que Luana Andrade tinha lipedema; entenda a doença

Influenciadora morreu, nesta terça-feira (7), em decorrência de complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração nos joelhos

Viva a Vida|Mariana Morello, do R7

Modelo e influenciadora morreu, aos 29 anos
Modelo e influenciadora morreu, aos 29 anos Modelo e influenciadora morreu, aos 29 anos

Luana Andrade morreu, nesta terça-feira (7), aos 29 anos, em decorrência de complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração nos joelhos. A fatalidade levantou uma discussão nas redes sociais sobre a realização de procedimentos estéticos na busca de um "corpo perfeito". Porém, segundo Brenda Paixão, amiga próxima da influenciadora, a cirurgia aconteceu para resolver uma doença. Luana tinha lipedema nos joelhos.

Brenda postou uma sequência de vídeos nas redes sociais em que revela a real a situação da amiga. "Luana tinha lipedema nos joelhos. Falava dessa cirurgia desde a época do Power… Sempre foi sua vontade remover, falou sobre isso comigo algumas vezes, trazia muitas inseguranças para ela", escreveu a influenciadora que participou do reality Power Couple na mesma edição que Luana.

Primeiro, é importante entender o que é lipedema, como ele afeta o corpo e a vida das pessoas e qual o melhor tratamento indicado. Para sanar dúvidas, o R7 conversou com Carol Mardegan, médica-cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Carol começa explicando que lipedema é uma doença inflamatória também conhecida por síndrome da gordura dolorosa. "A condição causa uma certa desproporção de gordura no quadril, nas nádegas e nas pernas. É uma doença quase que exclusivamente de mulheres, raramente em homens, e tem uma ligação com fatores genéticos e hormonais, podendo ser 'herdada' de geração a geração", revela.

Publicidade

A médica conta que as causas do lipedema ainda são desconhecidas, mas que é possível observar alterações hormonais, metabólicas e inflamatórias, além do componente genético, nas pacientes com o diagnóstico.

Ainda segundo Carol, os principais sintomas e sinais dessa condição são: acúmulo de gordura da cintura até os tornozelos; dores e peso nas pernas, principalmente em relação ao toque; hematomas espontâneos nas pernas e dificuldade de perder gordura na região. Ou seja, além de um possível incômodo estético, a condição traz desconfortos físicos que podem afetar o dia a dia de mulheres.

Publicidade

Para o tratamento, a especialista explica que é importante que os pacientes já diagnosticados mantenham uma alimentação com menor consumo de alimentos inflamatórios e industrializados. Além de ter uma rotina de atividade física leve e regular, seja por meio de esportes, exercícios na academia ou fisioterapia.

"Também há a possibilidade de uso de roupas de compressão, e explorar sessões de drenagem linfática pode ser benéfico. Tudo isso em coordenação com um profissional especializado", declara a médica.

Publicidade

Porém, a cirurgia de lipoaspiração com a retirada das células de gordura doentes também é uma das possibilidades de tratamento.

RISCOS DA LIPOASPIRAÇÃO

Infelizmente, como todo procedimento invasivo, a lipoaspiração tem diversos riscos. Entre eles estão a embolia gordurosa (condição que causou a morte de Luana), a perfuração de órgãos, lesão de vasos, infecções, trombose, entre outros.

"A embolia gordurosa é a presença de microfragmentos de gordura que atingem a circulação sanguínea por ruptura de pequenos vasos durante a lipoaspiração. Esses pedacinhos percorrem a corrente até chegar ao pulmão, quando o paciente começa a apresentar um quadro de insuficiência respiratória aguda e parada cardiopulmonar", explica Carol.

Quando questionada se há alguma forma de prever — e evitar — que a condição ocorra, Carol informou que "infelizmente não há um exame ou marcador para mensurar o risco de embolia gordurosa em cada paciente".

Porém, a médica alertou para a questão de que alguns fatores aumentam o risco dessas complicações, como grandes volumes de gordura lipoaspirados, cirurgias de longa duração ou realizadas em ambientes inadequados.

PRESSÃO ESTÉTICA

Entretanto, mesmo que o lipedema cause desconfortos físicos e afete o dia a dia da paciente, o fator estético pode pesar na decisão de realizar ou não um procedimento tão invasivo quanto uma lipoaspiração.

A terapeuta familiar Marlene Oliveira alerta para o círculo nocivo do padrão social de beleza, que faz com que as mulheres acreditem não serem bonitas o suficiente. Isso alimenta a indústria da beleza e incentiva a busca por tratamentos, procedimentos e cirurgias que vão aproximar as mulheres desse padrão comercializado.

"[Isso faz com que] as mulheres nunca fiquem satisfeitas. Elas estão sempre procurando mais, e isso causa um sofrimento gigantesco. Inclusive, sendo gatilho para quadros psiquiátricos graves. O transtorno alimentar, por exemplo, tem como uma de suas raízes a pressão estética. A pessoa busca de forma incessante chegar a um determinado peso de maneira muito dolorosa", explica Marlene.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

No caso de uma pessoa pública, como Luana, além da pressão interna, pode existir uma cobrança ainda maior externa, visto que um influenciador tem a imagem exposta diariamente a milhões de pessoas.

Nesse caso, o psicólogo Alexandre Bez, especialista em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia (Ucla), reforça a importância de fazer um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista para lidar com os gatilhos.

"Sabemos que ser uma figura pública, tornar-se um influenciador, hoje em dia, é um desejo que muitas pessoas têm. Porém, existem as consequências, como ter que lidar com as críticas dos internautas, o que não é nada fácil. Por isso, ter um acompanhamento é muito importante, não só para essa situação, mas em diversas", declara Bez.

Veja também:A trajetória de Luana Andrade no Power Couple Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.