Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Exagero na hora de passar creme nos cachos fortalece a proliferação de fungos; veja como evitar

Especialistas explicam a ação negativa dos produtos nos fios e couro cabeludo, e ensinam a maneira certa de usá-los

Beleza|Mariana Morello, do R7

Cuidado na hora de passar creme é essencial para manter a saúde dos fios
Cuidado na hora de passar creme é essencial para manter a saúde dos fios Cuidado na hora de passar creme é essencial para manter a saúde dos fios

Se você está acostumada a exagerar na quantidade de creme sem enxágue para pentear os cachos, tome cuidado! Mesmo que seja na intenção de deixar as madeixas ainda mais bonitas e definidas, "menos é mais" quando o assunto é a saúde dos fios. Segundo a tricologista Viviane Coutinho, o uso excessivo dos cosméticos só tende a prejudicar o cabelo. "Exagerar no creme para pentear pode resultar na acumulação de produto nos fios e no couro cabeludo", explica.

A especialista lembra que, para preservar a saúde e beleza capilar, é importante prestar atenção na hora da aplicação de cremes, além de ser crucial o uso de produtos específicos para cada tipo de cabelo. "Também é interessante realizar uma limpeza profunda nos fios de forma regular, já que isso pode ser benéfico para eliminar resíduos acumulados", diz.

Na hora da limpeza, o cabeleireiro especializado em cachos Natan Barbosa divide o cuidado em duas fases: couro cabeludo e haste. "Para o couro indico linhas específicas para higienização mais abrasivas dessa pele, como os dermocosméticos, que vão trazer ativos de skincare para esse tratamento", explica. O especialista cita produtos com AHA, que promovem a renovação celular limpando profundamente a área, por exemplo.

Retirar regularmente todo produto passado nos fios evita acumulo de sujeira
Retirar regularmente todo produto passado nos fios evita acumulo de sujeira Retirar regularmente todo produto passado nos fios evita acumulo de sujeira

Agora, quando o assunto é o fio do cabelo, Natan tem um alerta: "A sobreposição de camadas de creme pode resultar na oclusão, que é quando você entope a haste e nada passa. Nessa hora você pode usar a máscara mais cara que não vai dar resultado, porque o fio não está absorvendo nenhuma propriedade".

Publicidade

Nessas horas, o profissional indica o uso de um xampu anti build up. Esse é um produto de limpeza inteligente que faz a remoção das camadas sobrepostas de creme para pentear e prepara o fio para receber os ativos benéficos para o tratamento.

Esse cuidado é extremamente necessário para evitar uma possível proliferação de fungos e bactérias, tais como Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus, Candida, Malassezia e outras, alerta a tricologista Viviane. "Ao realizarmos uma limpeza adequada da pele, evitamos possíveis processos inflamatórios que podem levar a maior queda capilar e dificuldade no crescimento dos cabelos", acrescenta.

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

E será que existe uma maneira correta de lavar um cabelo cacheado? Segundo a especialista, sim. "Ao aplicar o xampu, concentre-se em colocá-lo exclusivamente na raiz e permita que a espuma escorra naturalmente ao enxaguar, mas não se esqueça de que é importante retirá-la por completo", explica. Viviane também indica fazer uma massagem delicada no couro cabeludo, com as pontas dos dedos, para prevenir irritações.

Após a lavagem, utilize um leave-in ou um creme de pentear específico para cabelos cacheados, pois isso vai auxiliar na sua definição e preservar a hidratação. Deixe-o secar naturalmente ou, se preferir, utilize um secador com difusor em baixa temperatura, além de, regularmente, seguir um cronograma capilar. "Isso ajudará a manter a saúde capilar a longo prazo", finaliza.

Veja também:Camaleoa! Camilla de Lucas ousa nos estilos de cabelo

" gallery_id="64527f69c012ad3596000cc7" url_iframe_gallery="vivaavida.r7.com/beleza/exagero-na-hora-de-passar-creme-nos-cachos-fortalece-a-proliferacao-de-fungos-06102023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.