Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Make no calor? Especialistas dão dicas para a maquiagem durar o dia inteiro no rosto

Preparação de pele, preferência por produtos com FPS e processo personalizado; veja como agir conforme o tipo de pele

Beleza|Mariana Morello, do R7

Truque para a make perfeita é uma boa preparação da pele
Truque para a make perfeita é uma boa preparação da pele Truque para a make perfeita é uma boa preparação da pele

As temperaturas estão subindo cada vez mais, mas isso não é motivo para a maquiagem derreter no fim do dia. Existem truques e dicas que aumentam a durabilidade da make mesmo no calor, além de melhorar a aparência dos produtos na pele. Para ajudar na tarefa de parecer impecável o dia todo, o R7 conversou com os maquiadores Gabriel Quaresma e Weslley Fernandes e separou dicas de ouro.

O ponto principal indicado pelos dois profissionais foi a importância de uma boa preparação da pele. "Corresponde a 50% da duração da make", alerta Quaresma. As amantes da beleza sabem que o melhor primer é uma pele bem hidratada, porém, não existe fórmula pronta para todas as pessoas. Segundo Fernandes, é essencial entender qual o seu tipo de pele, pois cada um vai pedir produtos diferentes.

"Uma pessoa com a pele mais seca precisa ter um skincare com produtos mais densos e com propriedades hidratantes", ensina. Agora, se falamos de uma pele mista, Fernandes indica “setorizar” o cuidado. "Em pontos com mais ressecamento, a pessoa pode vir com um creme mais pesado. Agora, nas áreas oleosas, como a zona T, com um primer matificante", explica.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Quem tem uma pele extremamente oleosa costuma fugir do hidratante, achando que vai trazer mais brilho ao rosto. Porém, isso não é verdade. "Mesmo uma pele oleosa precisa ser hidratada. O segredo é optar por produtos em gel, que são leves e de rápida absorção", conta Fernandes. "Uma pele hidratada sempre vai produzir menos óleo e vai dar aquele viço bonito de pele saudável", acrescenta Quaresma.

Produtos em pó são usados para selar cremes
Produtos em pó são usados para selar cremes Produtos em pó são usados para selar cremes

Com a pele devidamente preparada, está na hora de começar a maquiar. Para quem prefere fazer uma make mais leve, Quaresma ensina: "Use uma base de textura leve e, de preferência, com FPS, já que estamos falando de calor e sol. Os hidratantes com cor, ou BB Cream, são uma ótima opção também. Muitos possuem uma cobertura leve que não deixa a pele carregada".

Publicidade

"Pessoas com pele mais oleosas devem optar por produtos com efeito matificante. Quem tem o rosto mais seco deve procurar opções com muita hidratação, de preferência à base de água", acrescenta.

Para aumentar ainda mais a durabilidade, Quaresma indica pó translúcido e uma bruma finalizadora. "Carregue sempre um pó translúcido para retoques durante o dia, ele vai tirar aquele brilho indesejável e manter a make natural e fresh", ensina o maquiador.

Para quem quer fazer uma maquiagem mais elaborada, com pele carregada e olho trabalhado, Fernandes conta que o segredo é construir camadas juntando produtos em creme selados com as suas versões em pó. “Nos olhos, é indispensável o uso de um bom primer/fixador de sombra”, explica o profissional.

Porém, é importante ficar atento às características das pálpebras: "Quem tem a pálpebra mais oleosa tem que tomar cuidado com produtos em creme! E os lápis de olho muito cremosos também podem escorrer ao longo do dia. O ideal é evitar ou sempre selar tudo com algum pó", finaliza. 

Veja também:Pura nostalgia: veja os itens de beleza queridinhos dos brasileiros por gerações

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.