Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida

Projeto fitness: HIIT deve ser o queridinho das academias em 2018

Conheça mais sobre o método que promete bons resultados em pouco tempo

Beleza|Isadora Tega, do R7

HIIT tem em exercícios que usam peso do próprio corpo
HIIT tem em exercícios que usam peso do próprio corpo

Você já deve ter notado que, todos os anos, uma nova modalidade cai no gosto dos que buscam entrar em forma e se torna a "queridinha" das academias. O crossfit é um dos exemplos mais recentes: desde que chegou ao Brasil, em 2009, a popularidade do esporte só aumentou e, atualmente, o País só perde para os Estados Unidos no ranking de quantidade de boxes.

Mas, ao que tudo indica, 2018 não será o ano do crossfit. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), maior organização científica de esportes e exercícios do mundo, entrevistou 4 mil profissionais da área e concluiu que, no ano que vem, o HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) é a modalidade que deve reinar no mundo fit.

Mas o que é, exatamente, o HIIT?

Vinícius Possebom, preparador físico e coach especializado em exercícios no estilo do HIIT, explica que os treinos "utilizam o peso do próprio corpo e, com a prática de poucos minutos por dia, é possível conseguir vários benefícios, como evolução do condicionamento cardiovascular, perda de peso e melhora na qualidade de vida".


Quais as vantagens desses exercícios em comparação aos outros?

Vinícius: "O grande diferencial do HIIT é que ele consegue, com treinos de poucos minutos alterar o seu metabolismo em até 48 horas. Fazendo uma comparação com um treinamento de longa duração, você faz um exercício de 1 hora e altera o seu metabolismo em até 7 horas. Já no HIIT você pode treinar de 4 a 15 minutos e alterar o seu metabolismo em até 48 Horas. Além disso, para aqueles que não têm tempo para se deslocar até academias é possível treinar em espaços de 10m². O treino exige concentração ao fazer os exercícios utilizando o próprio peso do corpo, desta forma, elimina a necessidade de usar aparelhos"


O HIIT será, realmente, a modalidade que mais bombará em 2018?

Vinícius: "Não tenho dúvida disso. O mundo está cada vez mais corrido e o HIIT é a aposta para quem precisa treinar, mas não tem tempo. Ou aqueles que não gostam de 'encarar' a academia. Mas o principal motivo é a melhora na aceleração do metabolismo, que permite perder peso e criar condicionamento físico. O HIIT não é uma modalidade nova, estudos antigos apontam os benefícios desse treino. Inclusive, aposto que ele continuará figurando entre os principais exercícios pelos resultados obtidos e vantagens se comparado a outros exercícios".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.