Autoestima: elogiar faz bem para aceitação, diz especialista
No Dia Mundial do Elogio, especialistas defendem que reconhecer qualidades no outro também pode ser uma forma de aceitação
Bem Estar|Do R7
Se você já sentiu aquele clima baixo astral ao se deparar com "vidas perfeitas" nas redes sociais, pode ser que esteja precisando reconhecer ativamente as qualidades dos outros — e as próprias. No Dia Mundial do Elogio, a psicanalista Valéria Amodio diz que enfatizar o que há de bom nas pessoas que fazem parte do seu círculo também pode ser um ato de autocuidado.
"Vivemos em uma cultura degenerativa em que o outro é o concorrente e inimigo certo", explica a psicanalista clínica. "Então, quando vemos pessoas divulgando felicidade nas redes, nosso olhar é de concorrência e exclusão. Para mudar esse sentimento, é preciso perceber que somos conectados e conseguimos ver o bem no outro"
Influenciadoras celebraram data para falar de aceitação
Para incentivar o elogio como uma forma de autocuidado, influenciadoras como Alexandra Gurgel, Maíra Medeiros e Ana Paula Xongani criaram uma rede de elogios no ambiente online com a hashtag #DiadoElogio. A ação é parte do projeto Dove Pela Autoestima em parceria com a Rappi.
"Sabemos que a autoaceitação é uma busca diária e acreditamos que a beleza, que é para todos, deve ser uma fonte de confiança e não de ansiedade", explica Paula Paiva, gerente digital da Dove. "Por isso, é necessário reforçar este ponto constantemente em nossas comunicações”.