Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como prevenir o efeito sanfona, como fez Carol Peixinho

Influenciadora mostrou a mudança de seu corpo e disse que sofria com essa situação; especialista explica as razões e como evitar

Bem Estar|Brenda Marques, do R7

Carol exibiu mudança de seu corpo e falou que sofria com o 'efeito sanfona'
Carol exibiu mudança de seu corpo e falou que sofria com o 'efeito sanfona' Carol exibiu mudança de seu corpo e falou que sofria com o 'efeito sanfona'

Carol Peixinho compartilhou um vídeo nas redes sociais, na última quinta-feira (4), em que exibiu o antes e o depois do corpo e contou que sofria com o chamado "efeito sanfona", ou seja, a perda seguida pelo reganho de peso. A endocrinologista Mariana Carvalho explica que essa situação não ocorre de maneira natural e é motivada pelo abandono de hábitos saudáveis após o alcance do peso desejado.

"Geralmente, quem está acima do peso passa por um processo que envolve medidas variadas [para perder os quilos], mas, depois que perde, para de praticar essas medidas e, aí, você tem um reganho de peso. Mas isso não é um rebote do tratamento. Ocorre porque a pessoa deixou de praticar as recomendações", afirma.

Ela destaca que essa variação de peso se torna mais propícia quando as pessoas adotam dietas muito restritivas sem acompanhamento profissional. Além disso, ainda de acordo com a endocrinologista, não há comprovação científica de que as mulheres são mais suscetíveis a essas mudanças ou razões genéticas para que elas aconteçam, já que não se trata de uma doença.

"Não temos dado que indique isso. Mas as mulheres buscam mais por tratamento para a perda de peso do que os homens, e esse efeito sanfona tem a ver com o abandono do tratamento", reiteira. "Geralmente, ele ocorre quando o emagrecimento é muito rápido, está muito relacionado à dieta restritiva. Se a perda de peso é feita a longo prazo e de forma saudável, isso [reganho de peso] não ocorre", acrescenta.

Publicidade

Mariana ainda afirma que, ao contrário do que sugeriu Carol Peixinho em sua publicação nas redes sociais, o efeito sanfona não tem relação com a retenção de líquido. "A retenção de líquido faz aumentar o peso porque aumenta [a quantidade de] líquido no corpo, mas não aumenta gordura", detalha.

Para evitar o efeito sanfona, a dica da especialista é prosseguir com a prática de exercícios físicos e a reeducação alimentar mesmo após atingir a perda de peso desejada, ao longo de toda a vida. "Não tem fórmula mágica, o tratamento é individualizado, feito com uma equipe multidisciplinar que envolve endocrinologista, nutricionista, educador físico, psicólogo, e deve ser mantido", enfatiza.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.