8 dicas para não criar intrigas por causa de dinheiro no relacionamento
8 dicas para não criar intrigas por causa de dinheiro no relacionamento
Click Grátis|Do R7
De acordo com um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) muitos casais brasileiros não têm uma noção exata do ganho do parceiro. A estimativa foi a de que 35% dos casais brasileiros não fazem ideia do quanto o parceiro ganha.
E de acordo com especialistas, a falta de conhecimento do valor que o parceiro ganha ou do que é gasto com a renda, pode gerar brigas e desconfianças, trazendo ainda o risco de um grande problema relacionado a dinheiro no futuro.
Para que uma relação seja bem-sucedida é importante que haja diálogo, principalmente sobre dinheiro. Dito isso, o ideal para que não haja brigas e desconfianças, é cada um expor a sua renda ao parceiro, unir o rendimento e assim criar um orçamento familiar, onde serão incluídos os sonhos e objetivos da família.
Veja também: 7 dicas para aceitar coisas importantes em um relacionamento saudável Os pecados capitais podem te ajudar nos relacionamentos! Entenda
Além disso, é muito importante também que o casal estabeleça um critério a ser seguido em conjunto, como por exemplo, um cronograma de quem irá pagar o que nos gastos de casa. Isso certamente vai fazer uma grande diferença no orçamento doméstico e no relacionamento, mas pode não ser o suficiente. Nesse caso, existem outras dicas válidas que devem ser consideradas. A seguir você confere uma lista. Veja!
Coisas importantes para evitar brigas por causa de dinheiro no relacionamento Diálogo
Como dito inicialmente, é importante que o casal converse sobre o dinheiro e sobre o que deve ser gasto e poupado para o futuro, evitando, porém, conversar sobre isso em momentos de tensão. O ideal é tornar o diálogo fácil, evitando assim eventuais conflitos.
Metas
O ideal é que o casal sente e planeje tudo a curto, médio e longo prazo, todas as realizações pretendidas. Mas não se esqueça que também devem desenvolver objetivos coletivos e individuais para que ambos se sintam satisfeitos e confortáveis.
Padrão de vida
Um dos grandes problemas dos casais é em relação ao padrão de vida que ambos desejam levar sem saber do real valor que cada um ganha. Por isso é importante ter conhecimento do orçamento familiar, saber exatamente os valores ganhos e assim planejar os gastos de acordo com o padrão de vida permitido pelo orçamento.
Estilo de vida
Não se esqueça que cada um possui um estilo de vida, por isso é importante que o casal encontre um meio termo para viver bem. Após sentar e estabelecer o estilo de vida de cada um e as diretrizes para que um possa se ajustar ao outro, as brigas sobre esse assunto tendem a deixar de existir, tornando a vida do casal mais leve.
Renda única
Quando apenas um dos parceiros trabalha fora é importante que ambos tenham uma preocupação com a vida financeira a longo prazo. Por exemplo, no caso das aposentadorias, talvez seja importante ter uma previdência privada.
Filhos
Caso o casal tenha filhos, é necessário incluí-los na conversa sobre dinheiro. Além disso, é importante o casal chegar em um acordo sobre a educação financeira dos filhos.
Falhas
Outra coisa que se deve ter em mente é que uma hora ou outra alguém irá cometer um erro em relação ao dinheiro. Mesmo que haja uma tensão inicial é importante ter calma e analisar os gastos. Após se acalmar tente ver onde houve o erro e como poderão consertar para que não falte dinheiro futuramente.
Crise
Caso o casal esteja enfrentando uma crise financeira, o ideal é que façam de tudo para não se afastarem um do outro, buscando consolo e ajuda para se reerguerem.